sábado, 14 de agosto de 2010

Faça o teste (em quantos dos quesitos sugeridos você se encaixa?) e descubra se você é PROVINCIANO


Provinciano: estreiteza de espírito resultante da falta de contato com atividades culturais ou intelectuais; uma característica, modo de pensar, etc, próprios de uma província; palavra, expressão ou modo de pronunciar peculiar à uma província; devoção à própria província em detrimento da nação como um todo. 
pt.wiktionary.org/wiki/provincianismo


Se tem algo que eu abomino, são seres provincianos. Normalmente, este termo é usado amplamente e indistintamente aos nativos e residentes de cidades pequenas. Injustiça e ignorância! A tal "estreiteza de espírito"  veste confortavelmente muitas figuras da Avenida Paulista e acadêmicos de prestígio. O contato com as atividades intelectuais não se dá só na leitura dos livros, e nem garante que as pessoas alarguem seus horizontes. Não sei o que torna algumas pessoas tão cerradas à vida! Fiz uma lista de comportamentos que EU considero provincianos. Vejam.....

1. Considerar 40 anos de idade tempo limítrofe para a juventude. Tenho preguiça até de falar a respeito.Alguns vão dizer que estou "legislando em causa própria". Não, não, meus amigos próximos e verdadeiros sabem o que penso sobre idade. Mas com expectativa de vida próxima de 90 anos, ácidos, filtros solares e linhaça dando-nos aparência fresca, que tal tentar concentrar avaliações sobre juventude no campo de comportamentos que renovam? Você tem um comportamento capaz de gerar renovações? E aí, velhinho....
2. Preocupar-se demais com a ortografia nos lábios do alheio. Morte aos caçadores de gerúndio já! 
3. Só andar de carro. Pior, andar de carro e ficar segurando a chave, quando não está no volante, enquanto caminha....
4. Fazer uso apenas dos serviços oferecidos em seu bairro (provincianismo de bairro?). Já falei disso antes, tipo cortar o cabelo com o mesmo cara desde criança ou comer sempre o mesmo sanduba com a turma no mesmo lugar. É bom ter um profissional de confiança, e caso o encontre acho mesmo que deva ser cliente fiel. Aqui refiro-me aqueles seres que ficam no mesmo profissional até quando o cara é ruim. Eu já ouvi de um idiota (não no sentido do Dostoiévski): por que eu iria em outro bairro se tenho tudo aqui? Talvez para gastar as colorias que se concentram na sua cintura ou quem sabe ouvir de um outro barbeiro  que este bigode seu só se usava na década de 70....????? 
5. Aproveitar para falar mal da maioria supostamente inferior e principalmente "ausente", sempre que integra um grupo mais ou menos harmônico que constituiria uma minoria entendida como privilegiada. Como isso me irrita e como eu irrito o grupo quando não me comporto como eles gostariam. 
6. Ter uma vida inteira construída nos conformes do script social vigente sem ter sequer cogitado outros percursos existenciais. Não precisamos conversar com estas pessoas, já sabemos tudo dela, trama básica, só mudam os nomes dos personagens. 
7. Eleger certos alimentos como "comida de bicho", por exemplo, milho é menu de galinhas. Ai, ai...tédio absoluto sinto por este tipo de pessoa. Aliás, aqui poderíamos talvez desdobrar este item para a abrangência do cardápio das pessoas. Quanto mais restrito o repertório alimentar de uma pessoa, mais provinciana ela é. Respeito que tenhamos preferências, e que as privilegiemos no cotidiano, mas é preciso conhecer os sabores que alimentam os povos. 
8. Achar que pessoas sérias usam sapatos fechados.Pudor em exibir os pés fico pra trás no tempo. Faça as unhas, lixe o calcanhar, passe um creme hidratante e ventile os dedos se sentir vontade! Ou deixem que o façam, inclusive juízes! 
9. Relacionar-se mal com as variantes linguísticas das pessoas, rindo, comparando, criticando. Isso era para incrementar positivamente as relações, até que um dia um ser fraco e mau iniciou este comportamento perverso de destacar a diferença no jeito de falar de alguém e pronto, mau hábito provinciano que perdura. Deve ter sido nas cavernas, uga buga igui...hahahahahaha! 
10. Parecer-se demais com quem convive. Vocês já estiveram em grupo em que todas as pessoas usavam o mesmo estilo de sapato, apenas respeitando a diferença de gênero? Sei que conforto e gosto, cada um descobre e define a forma dos seus, mas fico sempre pensando será que todos têm o mesmo gosto? Só eu me sinto engraçada de sapato de bico fino? 
11. Achar vida virtual coisa de psicopata, gente feia e desinteressante ou pedófilo. 
12. Não entender poesia. Isso é uma espécie de doença, sem poesia a pessoa acostuma-se com a aridez. Já viram aquelas pessoas bem simples, que estudaram muitas vezes só até a quarta-série, mas não resistem a uma paineira florida? É dessa poesia que falo: do olhar, dos gestos, das falas espontâneas....

Pra começar tá bom, né? Quem concorda, quem discorda...solte a língua nos comentários! 

Foto Le petit parisien, Willy Ronnis, Paris/1952

Um comentário:

Nós amamos cachorros! disse...

nunca vi nada mais preciso, queria que todos lessem e pensasse mmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm