sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Liberdade para desejar e ser

Vídeo retirado

Faço parte de uma lista de discussão frequentada apenas por professores e ontem recebi uma mensagem vinda deste grupo que me deixou com vontade de me mudar para Plutão. Uma professora da lista contava o caso ocorrido em Salvador em que uma jovem educadora infantil foi demitida depois que um vídeo dela dançando de forma escandalosa foi exibido na internet. A autora da mensagem na lista pedia decoro, afinal professores precisam ser impecáveis. Fui ao youtube e vi o referido vídeo "erótico" (veja comentário do pudico jornalista da Band). Na imagem o vocalista da banda puxa a calcinha da moça (sem esforço, pois a saia era um bandaid) e a deixa com o bumbum á mostra, enquanto ela serpenteia o curvilíneo corpo tal e qual o fazem quase 100% das celebridades que aparecem e são festejadas na televisão. Coloquei-me no lugar da diretora da escola, refleti sobre o fato dela ser professora dos pequenos, pensei no significado de vida privada. Depois coloquei-me no lugar dos pais das crianças para quem ela lecionava. Depois ainda no lugar das crianças.A reportagem di que a saída dela da escola foi um acordo. É de fato uma situação difícil e complexa. Mas o que me deixou estarrecida, foram os comentários que têm aparecido sobre o caso em todo o canto. A maioria escalpela a professora e a partir de um discurso moralista a lembra do quanto é santo ser professora. Mas os argumentos dos que a defendem são igualmente assustadores. Houve uma moça que disse que devia ser inveja da mulher do diretor da escola. Veja, essa moça nem chegou a cogitar a possibilidade de ser uma diretora, reforçando a idéia de que o cargo maior do estabelecimento seja ocupado por um macho, macho voraz que precisa ser de alguma forma controlado por uma esposa ciumenta, invejosa e "bagulhenta" (afinal é o que acontece com todas nós mulheres depois que laçamos o nosso "macho"). Mas o que me deixa mesmo desanimada é a impossibilidade de aceitarem a professora com todas as dimensões de um ser humano, inclusive a sexual. Professoras são santas, assexuadas e devem ser cafonas e usar "terninhos" com lenços no pescoço, como a professora que aparece nas propagandas do MEC. Aqui no blog eu já me questionei algumas vezes sobre a minha incompetência em gerir um único espaço virtual, onde todas as Ana Paulas que sou se encontrariam. Mas acho que um episódio como esse ajuda a entender meu temor de reunir-me inteira e mostrar-me como sou a um mundo de gentes que preferem ver pessoas desmembradas em seres estereotipados e por isso frágeis. Professores não podem desejar, só se for uma viagem para Paris. Só valem desejos intelecualiados, os carnais, tipo dar um beijão escandaloso no George Clooney, nada feito! Eu não sei se fosse a diretora da escola se teria dispensado a professora. E se ela fosse uma excelente professora? Mas isso não importa pra ninguém.

2 comentários:

Primo Pedro disse...

Oi prima. Não sei o que a prima quer dizer com terrorista de palavra mas suponho que seja outras pessoa falarem mal de nós. Acho que nunca fui vitima disso. Porém se fosse penso que não me irritar, pois quem faz isso são pessoas sem escrúpulos.

Obrigado pelos elogios que deu ao meu blog. :D

beijo do primo

Primo Pedro disse...

Oi PRIMA :D


A prima não quer fazer publicidade do meu blog no seu blog? :D se quiser eu ponho também o seu no meu :D ta em cima ? me diga depois no meu blog.

Daqui a dois dias já vou para castelo branco agora estou no algarve.

E a prima que anda fazendo? Muita animação por ai?

Beijinho do primo