domingo, 31 de outubro de 2010

O tempo e a colcha de chita que ficou pequena para a cama

A falta de tempo é o argumento mais comum para justificar ausências, prazos que precisam ser dilatados e até comprovação de "como sou ocupado"! Tenho pensado bastante nisso ultimamente, pois a demanda de trabalho, tarefas e compromissos tem sido gigantesca em minha vida, e olha que sempre foi bastante, mas agora esta descomunal! Para muitas pessoas, é isso mesmo a vida, e eu preciso me acostumar com esta realidade. Mas não sei se quero isso pra mim, este recorrente atropelo, em que os prejudicados são sempre os que eu amo e as atividades que me fazem feliz (como postar aqui, por exemplo!)! Falta-me tempo ou eu adminstro mal meu tempo? Falta-me tempo ou eu estou assumindo a forma de existir contemporânea, em que a pressa e o produto final são sempre mais importantes que os processos? Por hora, sigo tentando não me afogar, dando bradaçadas desajeitadas entre os compromissos, esquecendo um aqui e outro lá. Mas definitivamente não quero isso pra mim. É preciso cultivar a demora, a espera, os pontos de bordado, um seguido ao outro. Como é bom quando a gente espera (mesmo que a espera seja um suplício!) e pronto, chega o dia de ver a coisa pronta ou a se concretizar! Que emoção: sua história tem um capítulo finalizado, é hora de virar uma página. E digo isso assumindo que tenho problemas com ansiedade de ver a coisa pronta e acabada, por isso faço tanta bobagem na costura (quando tento costurar). Pulo etapas, não levo a sério os moldes, faço pontos grandes demais, a famosa linha de preguiçosa...A colcha de chita da imagem, foi feita por mim com a ajuda da minha mãe (mais ela do que eu), mas é um exemplo disso que estou falando. Juntar quadrados, alinhavar, tarefa menor, mas importantíssima, antes da costura vir. É o processo que conta, mais que o produto (que afinal precisará de mais fileiras de retalhos, pois a colcha ficou curta para a cama...). É isso, tempo de repensar o tempo e valorizar as tarefas que aparentemente consomem nosso tempo....Tipo vencer conteúdos, sacou?

Nenhum comentário: