sábado, 7 de janeiro de 2012

Em casa








Depois de sofrer sucessivas desterritorializações, fui obrigada a deixar meus livros "órfãos" da minha pessoa na casa dos meus pais até que eu conseguisse um espaço para chamar de casa. Mas "órfã" estava eu longe deles, e só percebi esse desamparo hoje, ao recolocá-los em uma estante agora em minha casa. Conheço cada livro, cada rabisco, cada manchinha de comida, cada expressão nos rostos dos personagens. Estes livros foram meus amigos de infância, com suas histórias, lugares, personagens. Revê-los é como reencontrar amigos, os melhores amigos da infância. Pollyanna e Pollyanna Moça, na primeira foto, ganhei de dia das crianças da minha mãe. Minha irmã ganhou dois volumes do Sítio do Picapau Amarelo, que agora também descansam na minha estante. A segunda foto é de uma coleção que comprei com minha mesada aos nove anos, sem que meus pais soubessem. Recebi um encarte oferecendo os livros, preenchi e coloquei na caixa do correio. Minha mãe ficou louca quando o correio avisou que a Ana Paula tinha uma encomenda para buscar. Fiquei sem mesada por um bom tempo, mas pelo estado da coleção dá para perceber que eu passei horas maravilhosas com cada volume. As fotos que têm um cachorro amarelo são de um dos volumes da coleção, o volume Aventura. Esta história me levou ás lágrimas algumas vezes e ainda sinto uma dorzinha no peito quando vejo a lealdade do cão amarelo aos donos e seu fim triste triste! Não superei meu amor por cachorros amarelos até hoje. Mesmo que eu tenha mil cachorros amarelos será sempre este, o da história, que fará falta na minha vida. As duas últimas fotos mostram meu livro favorito, na verdade só sobrou este volume. Ele pertencia a coleção Mundo da Criança, que estava na casa dos meus pais de malas prontas para ser repatriada. Acontece que por acaso do destino, exatamente esta coleção ficou em uma caixa esquecida na chuva, e perdeu-se inteira, com exceção do volume fotografado. Por que eram meus livros favoritos? Olhem as ilustrações! Uma boa escola, na minha opinião, deveria deflagrar em seus pupilos o que esta coleção desencadeava na pessoinha que eu era: espanto, interesse sem medida, encantamento! Eram bichos, lugarejos, pessoas de hoje e de ontem...todas fantásticas....explicações de como as coisas funcionam, revelações sobre as mudanças ao longo da vida, poesias e histórias que me comoviam e me transportavam para lugares diferentes...Definitivamente a escola NUNCA me causou nada assim....Bom, meus livros "estão em casa", e eu me sinto de alguma maneira restaurada para o que um dia eu fui, bem antes de sofrer as desterritorializações...Ei, gente, a Ana Paula está de volta!
E você, tem algum objeto capaz de transformar sua existência dessa maneira?

PS1: Tudo de bom a todos os leitores do blog neste ano que começa! Coragem a todos nós, mais para as durezas do dia a dia do que para os atos de bravura...Para estes temos os bombeiros com suas fardas escarlates!

4 comentários:

Nós amamos cachorros! disse...

adorei a postagem, vou te ajudar a acjahar outros livros do mundo da criança.

Nós amamos cachorros! disse...

adorei a postagem, vou te ajudar a acjahar outros livros do mundo da criança.

Ia disse...

putsssssssssssssssssss que saudade!!!!

Ia disse...

Objeto?!?!
pensando
pensando...
tenho filmes, cenas de filmes, em minha mente.
livros, tb tenho esses que vc disse. mas acho que devo ser mostruosamente fria, pq não tenho apego a nada, tento sentir e fazer um exercício de me tirar este objeto, ou de encontrar esse objeto que me transforma. Nada, não sinto nada. Mas minha memoria me faz chorar ao pensar nos livros, nos filmes, nos cantinhos do quintal, no cheiro da piscina, no cheiro de chá de hortelã, na parede da casa do buraco, de girar na piscina do clube siro libanês de Uberaba, com a boia redonda. espero que vc me entenda.