Até o dia 25 de janeiro, sai um Ministro da Educação e entra outro. O que chega, Sr. Mercadante, entra dando sinais do tipo de ministério que vai fomentar. Distribuirá para cada aluno nas escolas públicas um tablet. Sr. Futuro Ministro da Educação, com que professor/educador o senhor conversou para definir esta ação? Nossas escolas têm muitas outras prioridades, e embora a ideia do menino carregando seu próprio tablet possa parecer uma imagem de sucesso, a mim a imagem que fica é de dinheiro sendo perdido ralo abaixo. Para não ficar no papel daquela que critica mas nada tem a sugerir, reuni a seguir algumas propostas alternativas para o senhor, na minha opinião, empregar melhor o dinheiro.
1. Lançar um edital para que as escolas apresentem projetos em que comprometam-se em levar os alunos a espaços outros, como museus, parques, fábricas, cinemas. As melhores propostas receberão um carro com capacidade para levar 16 pessoas e uma verba adicional para, eventualmente, pagar os bilhetes de entrada e ajuda com o combustível.
2. Lançar um edital para que as escolas apresentem projetos para a realização de Sessões de Cinema no contraturno. Período: um ano. Filmes que serão visto: cerca de 50 filmes. As melhores propostas receberão telona e equipamento de vídeo e imagem para a realização das tais sessões na escola.
3. Implementar e todas as escolas do país um jardim com espaço para pequenas apresentações, tipo mini-arena.
4. Formar equipes junto ás universidades para que circulem no país visitando as escolas e dando oficinas de tecnolgia: produção de vídeos, podcasts, animações com massa de modelar...
5. Instaurar um prêmio nacional que dê os professores vencedores 14º, 15º e 16º salários. Os professores devem apresentar relatos sobre sequências didáticas que fizeram a diferenças em suas salas de aula. Pode ser por região e, quem sabe pode haver um prêmio máximo, que deve ser uma viagem ao exterior.
6. Oferecer aos professores das escolas públicas cursos de idiomas, na própria escola, especialmente o inglês.
7. Promover mais concursos de redação para os alunos, por região e no território Nacional.
8. Promover intercâmbio entre alunos e professores das escolas, por uma semana. Este é um projeto delicado, que a ideia não é comparar, mas sensibilizar para as diferenças. Um aluno da capital paulista poderia passar uma semana no Vale do Jequitinhonha.
9. Incluir para as escolas verba especial para organização de eventos: saraus, feiras, peças de teatro, desfiles de moda...
10. Instaurar um prêmio para diretores, destacando aspectos da gestão escolar articulada com as demandas das comunidades.
Ainda dá tempo de fazer diferente!
PS: E ninguém comenta que o Sr. Mercadante vai deixar o Ministério da Ciência e Tecnologia para assumir o da Educação. Quem ficará com outro ministério? O Ministério da Educação dá mais prestígio...(entenda-se, tem mais dinheiro)
Um comentário:
Show! Qualquer uma dessas é melhor que um Tablet! Acho que esse mês se podia colocar isso no Opilião! Ficou muito bom e quem sabe fazer uma enquete pra ver o que os outros alunos acham? =D
Postar um comentário