quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Singular


Minha irmã mais nova faz aniversário. Nossa caçula, a rapa de tacho. Ainda lembro da emoção que senti quando a vi pela primeira vez, na maternidade, com seus imensos olhos castanhos. Foi uma criança adorável, incomum, rara. E quando vi a menina do filme Pequena Miss Sunshine foi impossível não morrer de saudades da G. pequena! Difícil é ser especial nos dias de hoje, quando é imperativo se amalgamar a massa de ignóbeis. Minha irmã é singular e quando quiser viver todo o potencial para o qual veio preparada, ai, ai, ai...Parabéns, G.!A A, te ama!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Nas nuvens fofas


Ontem perdemos para as fofas nuvens o poeta Bartolomeu Campos Queirós. Quando em me formei em biologia, a professora que mais me inspirou ao longo da graduação, professora Marilene, presenteou a todos o formandos com o livro Minerações (fotos desta postagem) do poeta. O livro tenta aproximar o homem da natureza, sugerindo "afinações". É lindo, ainda mais com as ilustrações. Ele morreu jovem para os nossos dias, 67 anos. Pode ser egoísmo meu, mas poeta não podia morrer nunca! Deve ser por isso que o dia hoje seguiu tão cinzento e "choroso"....Do poeta, para quem ainda não conhece o estilo do autor:

"Há que se vicejar como fazem as florestas.
Unir-se em copas para aniversariar com sobra 
o esforço das raízes suportando tronco, galho, fruto e flor,
que tudo abraçam desinteressadamente.
Como as árvores há que se receber a gota do orvalho sem se molhar,
preservando o extrato da noite."
Bartolomeu Campos Queirós

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Gisele Bundchen e sustentabilidade

Será que eu estou vivendo em surto? Acabo de ler que Gisele Bundchen fará uma "palestra" no Fórum Mundial da Sustentabilidade sobre "preservação das florestas". No último ano foi ela quem mais apareceu nos anúncios em televisão e mídia impressa. Ou seja, a moça está a serviço do CONSUMO. Como ela pode falar sobre sustentabilidade incitando com sua imagem cheia de volúpia aos analfabrutos de plantão comprarem chinelos, sandálias, roupas, carros..... Ou eu não entendo nada de sustentabilidade, ou estou mesmo vivendo um estado psicótico de surto....Resta-nos esperar para ouvir a palestra da queridinha.

Mercadante e Tablet

Até o dia 25 de janeiro, sai um Ministro da Educação e entra outro. O que chega, Sr. Mercadante, entra dando sinais do tipo de ministério que vai fomentar. Distribuirá para cada aluno nas escolas públicas um tablet. Sr. Futuro Ministro da Educação, com que professor/educador o senhor conversou para definir esta ação? Nossas escolas têm muitas outras prioridades, e embora a ideia do menino carregando seu próprio tablet possa parecer  uma imagem de sucesso, a mim a imagem que fica é de dinheiro sendo perdido ralo abaixo. Para não ficar no papel daquela que critica mas nada tem a sugerir, reuni a seguir algumas propostas alternativas para o senhor, na minha opinião, empregar melhor o dinheiro. 

1. Lançar um edital para que as escolas apresentem projetos em que comprometam-se em levar os alunos a espaços outros, como museus, parques, fábricas, cinemas. As melhores propostas receberão um carro com capacidade para levar 16 pessoas e uma verba adicional para, eventualmente, pagar os bilhetes de entrada e ajuda com o combustível. 
2. Lançar um edital para que as escolas apresentem projetos para a realização de Sessões de Cinema no contraturno. Período: um ano. Filmes que serão visto: cerca de 50 filmes. As melhores propostas receberão telona e equipamento de vídeo e imagem para a realização das tais sessões na escola. 
3. Implementar e todas as escolas do país um jardim com espaço para pequenas apresentações, tipo mini-arena.
4. Formar equipes junto ás universidades para que circulem no país visitando as escolas e dando oficinas de tecnolgia: produção de vídeos, podcasts, animações com massa de modelar...
5. Instaurar um prêmio nacional que dê os professores vencedores 14º, 15º e 16º salários. Os professores devem apresentar relatos sobre sequências didáticas que fizeram a diferenças em suas salas de aula. Pode ser por região e, quem sabe pode haver um prêmio máximo, que deve ser uma viagem ao exterior.
6. Oferecer aos professores das escolas públicas cursos de idiomas, na própria escola, especialmente o inglês.
7. Promover mais concursos de redação para os alunos, por região e no território Nacional. 
8. Promover intercâmbio entre alunos e professores das escolas, por uma semana. Este é um projeto delicado, que a ideia não é comparar, mas sensibilizar para as diferenças. Um aluno da capital paulista poderia passar uma semana no Vale do Jequitinhonha.
9. Incluir para as escolas verba especial para organização de eventos: saraus, feiras, peças de teatro, desfiles de moda...
10. Instaurar um prêmio para diretores, destacando aspectos da gestão escolar articulada com as demandas das comunidades. 

Ainda dá tempo de fazer diferente!

PS: E ninguém comenta que o Sr. Mercadante vai deixar o Ministério da Ciência e Tecnologia para assumir o da Educação. Quem ficará com outro ministério? O Ministério da Educação dá mais prestígio...(entenda-se, tem mais dinheiro)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

sábado, 7 de janeiro de 2012

Em casa








Depois de sofrer sucessivas desterritorializações, fui obrigada a deixar meus livros "órfãos" da minha pessoa na casa dos meus pais até que eu conseguisse um espaço para chamar de casa. Mas "órfã" estava eu longe deles, e só percebi esse desamparo hoje, ao recolocá-los em uma estante agora em minha casa. Conheço cada livro, cada rabisco, cada manchinha de comida, cada expressão nos rostos dos personagens. Estes livros foram meus amigos de infância, com suas histórias, lugares, personagens. Revê-los é como reencontrar amigos, os melhores amigos da infância. Pollyanna e Pollyanna Moça, na primeira foto, ganhei de dia das crianças da minha mãe. Minha irmã ganhou dois volumes do Sítio do Picapau Amarelo, que agora também descansam na minha estante. A segunda foto é de uma coleção que comprei com minha mesada aos nove anos, sem que meus pais soubessem. Recebi um encarte oferecendo os livros, preenchi e coloquei na caixa do correio. Minha mãe ficou louca quando o correio avisou que a Ana Paula tinha uma encomenda para buscar. Fiquei sem mesada por um bom tempo, mas pelo estado da coleção dá para perceber que eu passei horas maravilhosas com cada volume. As fotos que têm um cachorro amarelo são de um dos volumes da coleção, o volume Aventura. Esta história me levou ás lágrimas algumas vezes e ainda sinto uma dorzinha no peito quando vejo a lealdade do cão amarelo aos donos e seu fim triste triste! Não superei meu amor por cachorros amarelos até hoje. Mesmo que eu tenha mil cachorros amarelos será sempre este, o da história, que fará falta na minha vida. As duas últimas fotos mostram meu livro favorito, na verdade só sobrou este volume. Ele pertencia a coleção Mundo da Criança, que estava na casa dos meus pais de malas prontas para ser repatriada. Acontece que por acaso do destino, exatamente esta coleção ficou em uma caixa esquecida na chuva, e perdeu-se inteira, com exceção do volume fotografado. Por que eram meus livros favoritos? Olhem as ilustrações! Uma boa escola, na minha opinião, deveria deflagrar em seus pupilos o que esta coleção desencadeava na pessoinha que eu era: espanto, interesse sem medida, encantamento! Eram bichos, lugarejos, pessoas de hoje e de ontem...todas fantásticas....explicações de como as coisas funcionam, revelações sobre as mudanças ao longo da vida, poesias e histórias que me comoviam e me transportavam para lugares diferentes...Definitivamente a escola NUNCA me causou nada assim....Bom, meus livros "estão em casa", e eu me sinto de alguma maneira restaurada para o que um dia eu fui, bem antes de sofrer as desterritorializações...Ei, gente, a Ana Paula está de volta!
E você, tem algum objeto capaz de transformar sua existência dessa maneira?

PS1: Tudo de bom a todos os leitores do blog neste ano que começa! Coragem a todos nós, mais para as durezas do dia a dia do que para os atos de bravura...Para estes temos os bombeiros com suas fardas escarlates!