quinta-feira, 3 de março de 2016

O que significa fazer 45 anos?


Ontem fiz 45 anos. Pergunto-me se terei chegado a metade do caminho. Fiz umas contas, quando tiver 90 anos a Alice terá 49 anos. Espero que o mundo que receberá minha Alice cinquetona seja diferente do mundo de agora. Provavelmente será, pois não acredito que a humanidade consiga arrastar por muito mais tempo a falácia da juventude como valor no mercado das pessoas. Mas há muita água para passar por baixo dessa ponte até lá. A atual internet, por exemplo, é desanimadora, quando percorremos sites que falam de beleza, celebridades e outras futilidades do gênero. As pessoas perseguem a aparência jovem e quando há alguém com mais de 45 anos com bom aspecto (como dizem em Portugal..) a própria pessoa diz que "sabe que vai ser duro ficar velho" e faz um rosário de queixas sem fim. Desejo que a concepção de velhice mude até meus filhos ficarem mais velhos. O que é que ser perde ao deixar-se de ser jovem, afinal? O que é que se ganha ao avançar no tempo? É justo tratar o envelhecimento como um processo de perdas e ganhos? Não deveríamos ensinar nossos filhos que envelhecer faz parte da vida e é algo bom? Que é possível envelhecer e ser belo? Recentemente, uma amiga que não sabia que eu faria 45 anos quando soube a minha idade passou a me tratar diferente, a incluir em seus comentários expressões como "pessoas da sua idade". Fiquei carimbada como "velha". Essa amiga é estudada, delicada e culta e não consegue perceber que caiu na armadilha da idade. É comum as pessoas agradecerem quando dizemos que parecem mais novas, como se a juventude fosse um elogio (e a velhice um xingo). Não quero parecer mais jovem do que sou. Também não quero parecer mais velha. Quero aparentar a idade que tenho e ser saudável. Como as mulheres passam enorme tempo disfarçando as marcas do tempo e tentando impedir o avanço do envelhecimento natural do corpo temos dificuldade em reconhecer a real idade e a beleza da real idade. Mas é preciso desembrulhar-se dos preconceitos e medos e fazer-se presente quando o assunto é envelhecer. É preciso conversar com as crianças sobre o que faz uma pessoa ser bela, ser velha e ser  jovem. Beleza para mim, por exemplo, está em gente que o olho brilha (pode haver mulher mais linda que a poeta Adélia Prado?). Beleza é ser integral neste mundo de "desnatadas" existências. Quero muito ajudar meus filhos a desenvolverem ideias originais e nascidas na fogueira do pensamento sobre o que significa o envelhecimento! E para isso preciso viver meus 45 anos com cintilância e sabedoria! E vamos nós! 

Nenhum comentário: