sábado, 3 de julho de 2010

Aqui só entra quem sabe dançar forró

Meu namoro com as cidades é antigo. Sempre estive atenta para ver qual seria o lugar que ia me arrebatar o coração. Quando fui para Lisboa, antes mesmo de ir, declarei aqui que seria uma viagem-namoro. Foi mais do que isso, caí de amores! Mas, para além das rugas que insistem em aparecer na minha pele, a idade também me trouxe algumas sabedorias. O melhor lugar para viver é onde estão as pessoas que a gente ama. No meu caso, isso não ajuda muito, porque tenho amores espalhados por todo o planeta. Mas continua sendo um indicador: minha cidade será aquela em que constituirei uma família amorosa. Sempre me surpreende como muitas pessoas nunca se questionam sobre o permanecer na cidade em que vivem. Pode perguntar, gente, é saudável! Haveria lugar no mundo em que eu seria mais feliz? Para saber onde você deverá morar é preciso saber onde mora sua felicidade. Se você é um tipo terno-escuro-avenida-paulista sua felicidade não morará em Mossoró. Como na simpática propaganda do supermercado Pão de Açúcar: "o que faz você feliz?" (e que na edição atual transmutou-se para "o que faz você feliz faz também alguém feliz?"). Pois é preciso pensar nas cidades e nas existências que estas cidades nos proporcionam. E muito cuidado, uma cidade é limpeza, índices de violência, mercado de trabalho, boas escolas....Mas é também o conjunto de pessoas que nela moram. Isso eu já entendi, não é a cidade que faz uma pessoa, são as pessoas que fazem a cidade. Ninguém deixa de dizer "bom dia" porque a cidade grande o forçou a ser individualista, não-não, essa pessoa só estava a espera de terreno fecundo para florescer na sua falta de cortesia. Pois todas essas reflexões tem a ver com este momento da minha vida, em que tudo indica que colocarei enfim um capacho na porta escrito "aqui só entra quem sabe dançar forró". Espero que logo eu tenha notícias dessa mudança e das descobertas boas que farei nessa cidade escolhida para ser cenário da minha vida. Deixo como dica um site sobre a cidade ideal para se viver (do ponto de vista de cada visitante!). Você pode avaliar de forma comparativa as cidades que gostaria de experimentar. Veja lá e depois nos conte! 

Um comentário:

Ia disse...

Aua veja desta semana contou que em 1755 Lisboa sofreu um baita terremoto no dia de todos os santos, morrendo muitos fieis, dentro das igrejas. E vc acredita que foi considerado culpa dos protestantes.