terça-feira, 3 de março de 2009

Despedidas, ciência, cachecol rosa


A vantagem de se saber da proximidade de uma despedida é poder aproveitar o tempo que resta usufruindo todo gosto possível do "estar". Estou assim. A tese naquela fase de "arredondar" pra descer suave (ou quicar longe!) e eu andando por aí, vendo, ouvindo, sentindo. Comprei uns presentes pro meu sobrinho, coisinhas para alimentar e exercitar a curiosidade do meu miúdo. Um telescópio. Um kit de observação de insetos. Uma furaderia a pilha, porque todo homem que preste precisa saber empunhar uma furadeira. Minha irmã gostou de tudo, menos da furadeira. A concorrência é brava, porque a outra tia do pequeno, minha outra irmã, é professora de educação física o que a torna uma espécie de "parque de diversões particular". De qualquer maneira, como cientista que sou, sinto-me inclinada a garantir estas vivências ao meu amorzinho.Tenho xeretado bastante as seções de brinquedos e literatura científica, buscando novidades para ele e para mim. Infelizmente as publicações encontradas aqui, na Fnac, embora em quantidade maior que no Brasil (a Fnac de São Paulo faz-me rir para não chorar) organizam-se da mesma maneira dos títulos brasileros: ciência divertida á custa de mágica e bizarrices. As publicações traduzidas, do Canadá e EUA, também são desse tipo. Sentei-me no chão e folheei livro por livro, mas as experiências são sempre as mesmas. A diferença está nas ilustrações e no texto, entre ruins e péssimos."Se faz favor!", sei do que estou falando, "pá"! Sempre dois momentos, espante-se com o que vê e chatei-se com a explicação. Bando de incompetentes, inclusive eu. O bom é que andei tendo umas idéias sobre como fazer, mas que não vou contar aqui, se não puder colocar em prática em uma TV vai morrer comigo! Por falar em morrer, estou morta de saudades de casa....Mas com o coração pequenininho de me ir...Porque eu posso e vou voltar a Lisboa, mas as condições dessa viagem nunca mais se repetirão, tudo muito ao meu favor, tudo conspirando para o meu bem...Ai, saudade, sina minha! Felizmente posso saborear o tempo que ainda tenho...

Um comentário:

Língua Afiada disse...

estamos chegando, pra sua despedida não ser tão tristeeeeeeeeeee ...