terça-feira, 25 de novembro de 2008

Com vocês, anona!





Meu amigo Paulo Lessa tem um blog, o http://www.anonadas.blogspot.com/ e já havia me falado da tal fruta, a anona. Mas, provocador que sabe ser, semeou minha curiosidade e deixou-me livre para investigar sobre a tal. Tudo isso ainda no Brasil, eu nem imaginava, que ia chegar em Lisboa e encontrar anonas nas bancas de frutas. Hoje provei. Lembra um pouco fruta do conde. Mas sei que esta também não é das mais populares e conhecidas. A massa é branca, macia e doce. Sinto muito, não lembra nada que conheça, mas é gostosa, vou repetir. Por fora, algumas têm formato de coração! E quem for ao blog do Paulo verá por coincidência um post dele sobre a anona até com o nome científico. Levo umas sementes? Tráfico biológico....Aqui a associam com á Ilha da Madeira. Lembrei-me do simpático livro de Paloma Amado, filha do Jorge Amado, que fez um livro sobre as frutas que aparecem no livro do pai e que começa o livro contando uma brincadeira de criança da sua família, que era dizer "se eu fosse uma fruta eu seria...". Já fiz isso em uma oficina para professores e nos divertimos muito. Eu seria uma manga. Paulo, você seria uma anona? E você, que fruta seria?

Um comentário:

Chrispimless disse...

Sim, uma nona tropical, que não é a mesma que vc conhece aí... sua pele é finíssima e sua flor tem aroma de maçã..
Bem mas não desprezo a banana nanica, por isso ao saborear uma anona tropical, do quintal de minha velha casa, posso pensar em nove sabores.
É isso, minha dúvida é eterna.