domingo, 23 de novembro de 2008

Oceanário de Lisboa





No livro dos Abraços do Eduardo Galeano, há um texto no qual o filho ao ser apresentado ao mar diz ao pai cheio de espanto "pai, me ajuda a olhar!" (acho que já falei sobre isso em um dos meus blogs...peço desculpas se sou repetitiva, é a idade...). O Oceanário é um lugar assim, os olhos famintos querem engolir tudo, sorver, engolir, "lamber os beiços". Eu não sabia se contemplava, se filmava...Queria ver tudo! Resultado, voltarei ao oceanário inúmeras vezes, até me saciar (o que acho sinceramente impossível de acontecer!). Algumas das coisas vistas, só poderão ser compartilhadas com vocês por descrição, pois o escuro era necessário para o bem viver dos bichos e para melhor visulaização dos vistantes. Por exemplo, corais bioluminescentes, lilases, um corredor escuro e tcharan! vida em lilás de todo jeito...Algumas das imagens vistas eu só havia visto em livors, já imaginou a emoção da bióloga aqui? Vi um peixe, parente do cavalo-marinho, que para se esconder e cofundir por entre algas marelas, possui o corpo cheio de extenções amarelas imitando a tal alga. Nada suave, alegórico....O nome dado a ele é um banho de água fria, "peixe-dragão". O biólogo que deu esse nome deveria queimar no inferno, façame o favor. O "peixe-alga" é uma das criaturas mais incríveis da planeta, não tenho dúvida. Biólogos, por favor, mais poesia, sim?! Esse não fotografei, não havia luz suficiente. Vi também, e muito me emocionei, medusas bebês. Há uma seção no oceanário chamada "bastidores" na qual eles apresentam ao público a "quarentena" o "berçario". Bom, no livro tá lá, todas as fases até que tenhamos as transparentes água-vivas. Pois atraquei-me visulamente a um vidro cheio de "bebês" minúsculos, dimensão de unha do dedinho, em muitas fases difernetes. Já viram alguém chorar em um oceanário? Precisei me conter! Fotografie ao lado as medusas crescidinhas, há um post para elas (bailarinas...). Lindas, lindas, lindas... Peço desculpas se as imagens ficaram escuras, são as condições do oceanário somadas a minha incompetência. Devo melhorar até o fim da viagem. Por favor, tenham também paciência com os muitos posts sobre o Oceanário,amei o lugar, acredito que será o meu favorito, memso sem ter visto todos que AINDA estão por vir. A primeira imagem é um enorme animal feito de latinhas recicladas, que integra a exposição Monstros Marinhos. As outras são do Oceanário, dentro, fora.....



Um comentário:

ana fish disse...

dava pra colocar golfinho naquele espaço da ultima foto postada