sábado, 16 de maio de 2009

Conte-me sua história...





Eu cheguei no fim da festa. Mas ainda comi uns docinhos! Hoje, dia 16 de maio, um movimento mundial celebrou o II Dia Mundial das Hostórias de Vida. Se você nem ouviu falar sobre isso na sua cidade (como aconteceu comigo) poderá se organizar para o próximo ano, pois o festejo será mantido nesta data. Dezenove países participaram do evento. A idéia é prestigiar a história "de cada um" e assim permitir que as pessoas reconheçam a beleza e o milagre de suas existências. Se você que está lendo este blog acha isso uma babozeira, favor chispar daqui e nem deixar perfume! Sim, porque algumas pessoas acham que só pessoas famosas têm histórias grandiosas e que o Manequinho-frentista-na-zona-leste não tem nada de poético a declarar. Felizmente muita gente vê para além da superfície. Muita gente se interessa pelo amor que o Manequinho cultivou por anos por sua professora primária e que garantiu que ele aprendesse o be-a-bá só para não decepcionar a jovem e doce mestra! As vezes eu penso na minha própria vida como uma história a ser contada e fico triste por achá-la pouco emocionate. Eu nem mesmo quebrei um braço! Mas eu sei que nem todas as histórias são aventuras com dragões e lanças...algumas aventuras são íntimas e feitas de soluços contidos e pêlos eriçados. Tudo isso fez-me lembrar de umas fotos que tirei no Algarve (Portugal) no último mês e que agoro compartilho com vocês. O homem da foto é um pescador de "conquilhas" (falei certo D. Ana Maria e Seu Manuel?). Conquilhas são moluscos com concha que ficam enterrados na areia (pode-se ver nas fotos). Os banhistas localizam os buraquinhos na areia e coletam o bichinho pro almoço (provei alguns levados no boné que estavam hummmmmm uma delícia!). Os pescadores vão mar adentro munidos de um equipamento para revirar o fundo e tirá-los aos montes(veja a última foto). Vendem o kilo a 5 euros. Um porção nos restaurantes custa perto de 10 euros. Mas o que me impressionou foi o olhar do pescador, o seu jeito de lidar com o mar, sua inteireza de ser humano neste mundo globalizado. Impossível não imaginar uma história para ele. Imaginá-lo provando o vinho na hora do almoço, em sua cerimônia de casamento, brincando com os netos, indo ainda menino pescar com o pai...também pescador de conquilhas...Para quem como eu aprecia histórias assim, vale conhecer o site do museu da pessoa (www.museudapessoa.net). E aí, qual é sua história?

Nenhum comentário: