quarta-feira, 6 de maio de 2009

Para que serve um blog?




No último mês o governo do Reino Unido apresentou publicamente as novas orientações curriculares. Entre outras coisas elas sugerem o uso dos blogs em sala de aula. Como professora eu já apresentei o uso dos blogs como possível estratégia pedagógica. A construção e a manutenção de um blog pelos alunos exige que estes mobilizem conhecimentos de muitas naturezas, além do conhecimento do qual o blog provavelmente versará. Mas é importante assumir que o blog é apenas mais uma possibilidade, não uma solução milagrosa e definitiva para as pendengas cognitivas com as quais os professores D.Quixotes são obrigados a enfrentar diariamente. Mas esse não é um post para falar do que o governo inglês e seus professores pensam sobre blogs! Na realidade é um post sobre o que eu penso sobre este espaço de existência virtual. Todos sabem que o "pastel" nasceu quando me mudei para Lisboa e tinha a finalidade de registrar e informar familiares e amigos do que estava a acontecer comigo em terra lusitanas. Como as definições teóricas para blog, meu blog de viagem seria uma espécie de diário virtual. Contudo, o "pastel" foi dia após dia abrigando outras demandas até vir a se configurar como um espaço de encontro entre culturas, a portuguesa e a brasileira. Isso foi lindo! Ao mesmo tempo que eu apresentava aos brasileiros o Portugal que era por mim explorado, eu revelava aos portugueses um Brasil passado no filtro da Ana Paula brasileira. Oportunidade de ouro para todos nós. É verdade que escrever é um exercício exibicionista e gerador de vaidades, do qual colhi alegrias e desafetos. Quem expressa-se e declara que o faz independente da figura do leitor...mente! Aliás considerar a existência do leitor é a única maneira de garantir a interlocução. Conheço muitos blogueiros e seus blogs, são muitos os motivos que levam uma pessoa a cuidar de um blog. Há pessoas que querem dizer coisas para pessoas e na falta da coragem usam o blog para dizer sem nomear, tipo ofenda-se quem quiser. Outras usam o espaço para encenar personagens idealizados por elas e convencer outras de que são inteligentes, boníssimas, simpáticas, de bem com a vida. Como na vida presencial os blogs encerram a diversidade da vida com a qual esbarramos pelas ruas das nossas cidades. O fato é que existem muitos blogs incríveis, que nesses dias pós-doutora tenho me dado o prazer de descobrir e explorar. Tem um blog que a autora simplesmente descreve o que acontece na varanda do seu partamento ( http://blogdavaranda.blogspot.com/), em outro uma chef fala de comida e de suas impressões sobre a vida (http://www.umdivanacozinha.blogspot.com/), e em outro descoberto ontem uma artista compõem imagens usando poesia e seu trabalho em seda, lindo lindo (http://ita-andrade.blogspot.com/).... Todo esse blablablá é proque anunciei em um post anterior mudanças no "pastel". Afinal, não é mais um blog de viagem. Quem acompanhou o "pastel" sabe que na segunda foto, a moça sorridente que aparece comigo é a Mónica, minha amiga portuguesa de quem já estou cheia de saudades! A novidade no blog é que a Mónica será autora também. Assim, o "pastel" deixa de ser um blog brasileiro e passa a abrigar manifestações genuínas dos dois países. Não é o máximo? Mónica, aguardamos as fotos da Grécia!
PS: As fotos são de Penha da Garcia, aldeia próxima a Castelo Branco, ao norte de Portugal. A aldeia tem registros fósseis de trilobitos (rastros) e mantém "casotas" montadas reproduzindo as casas das aldeias no passado....Aldeia poesia....

Um comentário:

Língua Afiada disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.