Nevão no ano passado: pés gelados, friooooooo e....saudades! Por que a vida não pode ser boa assim sempre?
sábado, 11 de fevereiro de 2012
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Olá, Eike
Como tem passado? Continua a avançar para ser o homem mais rico do mundo? Pois hoje lembrei da você, quando o próprio Sr. Paulo entregou-nos a porta seu cartão de visitas. Veja que singelo, e sim, foi escrito a mão, um por um! Ele usou papel cartão, costumizou as bordas, e o português está impecável. Qual será o maior desejo do Sr. Paulo, Eike? Você ainda consegue imaginar a vida de uma pessoa tão diametralmente oposta á sua? Ainda come pãozinho de sal ao café da manhã? Tá certo que comi um croissant em Paris que foi o melhor do mundo. Talvez se eu fosse muito rica, muito rica mesmo, eu fizesse questão do tal croissant todo dia pela manhã. Talvez...O fato é o Sr. Paulo deve dar um duro danado para comprar o pão de cada dia e eu adoraria saber quais seriam os sonhos dele. Quando você era bem jovem, você já desejava ser o homem mais rico do mundo ou os sonhos eram outros? Será que quanto mais a gente tem, mais a gente quer? É certo que ter muito não faz ninguém melhor pessoa. Se fosse assim, naqueles países ricos nos quais as pessoas não precisam investir todo seu tempo e energia em sobreviver, veríamos o tempo e energia delas sendo investidos em coisas mais edificantes. Mas não, saem pelo mundo gastando o rico dinheiro e sua aparência e seu comportamento não sinalizam que são pessoas melhores. E o Sr.Paulo, será que o dinheiro o tornaria um homem melhor ou pior? Ele poderia fazer uns cartões em uma gráfica, isso é certo! Bom, aqui termino minha conversa fiada de hoje. Eu ainda estou atrás de um patrocinador para um projeto meu da faculdade, um projeto para apoiar jovens talentos. Preciso de 40 mil reais por ano, 20 por semestre. É bom fazer saber, nem que seja em um cartão escrito a mão, como fez o Sr. Paulo. A propósito, quem sabe se você tiver algum problema em uma das suas casas você não o contrata?...Bons dias por aí!
Falta gravíssima?
A selvageria nas estradas brasileiras é um indicador interessante do tipo de nação que está a se consolidar. Estas criaturas que aparecem nas fotos acham que são mais inteligentes do que aqueles que seguem a lei. Andar no acostamento ou na contramão é falta gravíssima, a multa é cerca de 570 reais. Em dois dias de congestionamento que pegamos na Tamoios e em meia hora de fotografias registrei aproximadamente 30 carros passeando pelo acostamento. Só voltam para a faixa quando suspeitam haver policias pela frente. Patéticos, covardes e simplórios, afinal, a polícia nunca está por perto. Dá nojo, os infratores, aqueles que deviam estar a vigiar....
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Prezado Eike Batista,
Vou chamar você dei Eike, pois a regularidade das mensagens que deixarei aqui no blog nos tornará de certa forma "íntimos". Sua declaração de que quer ser o homem mais rico do mundo tem ocupado meus pensamentos nos últimos dias. Você é boa pinta, rico e inteligente. Sua entrevista no programa da Miriam Leitão foi muito boa. Aécio Neves com a mesma entrevistadora quis parecer inteligente e lembrou uma abobrinha sem sal, coitado. Você disse a Miriam que não causaria mal ao meio ambiente, "afinal, você tem filhos e que mundo estaria deixando a eles". Acho que não está nem aí para a natureza (pode se defender se quiser), mas que o argumento é legítimo isso é. Mas esta primeira postagem tem a ver com o fato de você querer ser o homem mais rico do mundo (vou tentar evitar tantas digressões). Alguns anos atrás o Rubem Alves publicou na folha uma carta ao Roberto Marinho e a intenção do escritor acho que se assemelha a minha neste momento. Ele, o Rubem, queria abrir os olhos do Roberto sobre ter a oportunidade de fazer um mundo melhor e não agir. E eu fico a pensar, por que você quer ser o homem mais rico do mundo? Por que você precisa disso? Sofreu alguma humilhação enorme na infância e não conseguiu superar? É um mau amante e precisa se sair bem em outra área? Por que alguém teria algo assim como meta na vida, meu Deus!? Será que você não consegue pensar em algo mais desafiante que isso? Com o dinheiro que você tem poderia ter tantas outras metas! Você já sabe dançar tango e bem? Toca algum instrumento musical? Tem investido na criação dos filhos de maneira a torná-los boas pessoas (seu filho declarou que o primeiro livro que leu foi sua biografia...e ele é um rapaz!!)? Ouvi dizer que você doou 12 milhões para a Fundação da Madona. E falar em dinheiro hoje, dia em que o MEC comprou os malditos tablets para alunos analfabetos funcionais, dá-me urticária. Eu preciso de 40 mil por ano para um projeto da universidade em que leciono, algo ousado e inovador. E tenho muitas outras boas ideias para algumas centenas de reais que poderiam fazer o mundo um lugar melhor. O fato é que é difícil arrumar dinheiro, a Fundação da Madona só apoia projetos sobre mulheres. É isso, queria muito saber por que você precisa ser tão rico? Por que quer tanto dinheiro? Provalvelmente você nunca irá ler esta mensagem, tampouco meus leitores, mas eu preciso falar com você e vou voltar a escrever....Aguarde-me!
Parabéns pelos ganhos na bolsa ontem!
Ana Paula
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Singular
Minha irmã mais nova faz aniversário. Nossa caçula, a rapa de tacho. Ainda lembro da emoção que senti quando a vi pela primeira vez, na maternidade, com seus imensos olhos castanhos. Foi uma criança adorável, incomum, rara. E quando vi a menina do filme Pequena Miss Sunshine foi impossível não morrer de saudades da G. pequena! Difícil é ser especial nos dias de hoje, quando é imperativo se amalgamar a massa de ignóbeis. Minha irmã é singular e quando quiser viver todo o potencial para o qual veio preparada, ai, ai, ai...Parabéns, G.!A A, te ama!
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Nas nuvens fofas
Ontem perdemos para as fofas nuvens o poeta Bartolomeu Campos Queirós. Quando em me formei em biologia, a professora que mais me inspirou ao longo da graduação, professora Marilene, presenteou a todos o formandos com o livro Minerações (fotos desta postagem) do poeta. O livro tenta aproximar o homem da natureza, sugerindo "afinações". É lindo, ainda mais com as ilustrações. Ele morreu jovem para os nossos dias, 67 anos. Pode ser egoísmo meu, mas poeta não podia morrer nunca! Deve ser por isso que o dia hoje seguiu tão cinzento e "choroso"....Do poeta, para quem ainda não conhece o estilo do autor:
"Há que se vicejar como fazem as florestas.
Unir-se em copas para aniversariar com sobra
o esforço das raízes suportando tronco, galho, fruto e flor,
que tudo abraçam desinteressadamente.
Como as árvores há que se receber a gota do orvalho sem se molhar,
preservando o extrato da noite."
Bartolomeu Campos Queirós
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Gisele Bundchen e sustentabilidade
Será que eu estou vivendo em surto? Acabo de ler que Gisele Bundchen fará uma "palestra" no Fórum Mundial da Sustentabilidade sobre "preservação das florestas". No último ano foi ela quem mais apareceu nos anúncios em televisão e mídia impressa. Ou seja, a moça está a serviço do CONSUMO. Como ela pode falar sobre sustentabilidade incitando com sua imagem cheia de volúpia aos analfabrutos de plantão comprarem chinelos, sandálias, roupas, carros..... Ou eu não entendo nada de sustentabilidade, ou estou mesmo vivendo um estado psicótico de surto....Resta-nos esperar para ouvir a palestra da queridinha.
Mercadante e Tablet
Até o dia 25 de janeiro, sai um Ministro da Educação e entra outro. O que chega, Sr. Mercadante, entra dando sinais do tipo de ministério que vai fomentar. Distribuirá para cada aluno nas escolas públicas um tablet. Sr. Futuro Ministro da Educação, com que professor/educador o senhor conversou para definir esta ação? Nossas escolas têm muitas outras prioridades, e embora a ideia do menino carregando seu próprio tablet possa parecer uma imagem de sucesso, a mim a imagem que fica é de dinheiro sendo perdido ralo abaixo. Para não ficar no papel daquela que critica mas nada tem a sugerir, reuni a seguir algumas propostas alternativas para o senhor, na minha opinião, empregar melhor o dinheiro.
1. Lançar um edital para que as escolas apresentem projetos em que comprometam-se em levar os alunos a espaços outros, como museus, parques, fábricas, cinemas. As melhores propostas receberão um carro com capacidade para levar 16 pessoas e uma verba adicional para, eventualmente, pagar os bilhetes de entrada e ajuda com o combustível.
2. Lançar um edital para que as escolas apresentem projetos para a realização de Sessões de Cinema no contraturno. Período: um ano. Filmes que serão visto: cerca de 50 filmes. As melhores propostas receberão telona e equipamento de vídeo e imagem para a realização das tais sessões na escola.
3. Implementar e todas as escolas do país um jardim com espaço para pequenas apresentações, tipo mini-arena.
4. Formar equipes junto ás universidades para que circulem no país visitando as escolas e dando oficinas de tecnolgia: produção de vídeos, podcasts, animações com massa de modelar...
5. Instaurar um prêmio nacional que dê os professores vencedores 14º, 15º e 16º salários. Os professores devem apresentar relatos sobre sequências didáticas que fizeram a diferenças em suas salas de aula. Pode ser por região e, quem sabe pode haver um prêmio máximo, que deve ser uma viagem ao exterior.
6. Oferecer aos professores das escolas públicas cursos de idiomas, na própria escola, especialmente o inglês.
7. Promover mais concursos de redação para os alunos, por região e no território Nacional.
8. Promover intercâmbio entre alunos e professores das escolas, por uma semana. Este é um projeto delicado, que a ideia não é comparar, mas sensibilizar para as diferenças. Um aluno da capital paulista poderia passar uma semana no Vale do Jequitinhonha.
9. Incluir para as escolas verba especial para organização de eventos: saraus, feiras, peças de teatro, desfiles de moda...
10. Instaurar um prêmio para diretores, destacando aspectos da gestão escolar articulada com as demandas das comunidades.
Ainda dá tempo de fazer diferente!
PS: E ninguém comenta que o Sr. Mercadante vai deixar o Ministério da Ciência e Tecnologia para assumir o da Educação. Quem ficará com outro ministério? O Ministério da Educação dá mais prestígio...(entenda-se, tem mais dinheiro)
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012
terça-feira, 10 de janeiro de 2012
sábado, 7 de janeiro de 2012
Em casa
Depois de sofrer sucessivas desterritorializações, fui obrigada a deixar meus livros "órfãos" da minha pessoa na casa dos meus pais até que eu conseguisse um espaço para chamar de casa. Mas "órfã" estava eu longe deles, e só percebi esse desamparo hoje, ao recolocá-los em uma estante agora em minha casa. Conheço cada livro, cada rabisco, cada manchinha de comida, cada expressão nos rostos dos personagens. Estes livros foram meus amigos de infância, com suas histórias, lugares, personagens. Revê-los é como reencontrar amigos, os melhores amigos da infância. Pollyanna e Pollyanna Moça, na primeira foto, ganhei de dia das crianças da minha mãe. Minha irmã ganhou dois volumes do Sítio do Picapau Amarelo, que agora também descansam na minha estante. A segunda foto é de uma coleção que comprei com minha mesada aos nove anos, sem que meus pais soubessem. Recebi um encarte oferecendo os livros, preenchi e coloquei na caixa do correio. Minha mãe ficou louca quando o correio avisou que a Ana Paula tinha uma encomenda para buscar. Fiquei sem mesada por um bom tempo, mas pelo estado da coleção dá para perceber que eu passei horas maravilhosas com cada volume. As fotos que têm um cachorro amarelo são de um dos volumes da coleção, o volume Aventura. Esta história me levou ás lágrimas algumas vezes e ainda sinto uma dorzinha no peito quando vejo a lealdade do cão amarelo aos donos e seu fim triste triste! Não superei meu amor por cachorros amarelos até hoje. Mesmo que eu tenha mil cachorros amarelos será sempre este, o da história, que fará falta na minha vida. As duas últimas fotos mostram meu livro favorito, na verdade só sobrou este volume. Ele pertencia a coleção Mundo da Criança, que estava na casa dos meus pais de malas prontas para ser repatriada. Acontece que por acaso do destino, exatamente esta coleção ficou em uma caixa esquecida na chuva, e perdeu-se inteira, com exceção do volume fotografado. Por que eram meus livros favoritos? Olhem as ilustrações! Uma boa escola, na minha opinião, deveria deflagrar em seus pupilos o que esta coleção desencadeava na pessoinha que eu era: espanto, interesse sem medida, encantamento! Eram bichos, lugarejos, pessoas de hoje e de ontem...todas fantásticas....explicações de como as coisas funcionam, revelações sobre as mudanças ao longo da vida, poesias e histórias que me comoviam e me transportavam para lugares diferentes...Definitivamente a escola NUNCA me causou nada assim....Bom, meus livros "estão em casa", e eu me sinto de alguma maneira restaurada para o que um dia eu fui, bem antes de sofrer as desterritorializações...Ei, gente, a Ana Paula está de volta!
E você, tem algum objeto capaz de transformar sua existência dessa maneira?
PS1: Tudo de bom a todos os leitores do blog neste ano que começa! Coragem a todos nós, mais para as durezas do dia a dia do que para os atos de bravura...Para estes temos os bombeiros com suas fardas escarlates!
E você, tem algum objeto capaz de transformar sua existência dessa maneira?
PS1: Tudo de bom a todos os leitores do blog neste ano que começa! Coragem a todos nós, mais para as durezas do dia a dia do que para os atos de bravura...Para estes temos os bombeiros com suas fardas escarlates!
domingo, 20 de novembro de 2011
Declaração de amor (feitio português)
"AMO-TE mais que mousse de chocolate. AMO-TE mais que caracóis e caracoletas assadas. AMO-TE mais que choco frito. AMO-TE mais que churros e farturas. AMO-TE mais que puré de batata. AMO-TE mais que sardinhas assadas. AMO-TE mais que açorda de marisco (feita pelo Carlos). AMO-TE mais que os pastéis fritos da casa da chinoca na Leopoldino de Oliveira. AMO-TE mais que polvo à lagareiro. AMO-TE mais que perú recheado. AMO-TE mais que bacalhau assado na brasa. AMO-TE mais que castanhas assadas (ou mesmo cozidas!). AMO-TE mais que qualquer prato da lanchonete BH em São Paulo. AMO-TE mais que a Livraria Cultura do Conjunto Nacional. AMO-TE mais que o Museu da Lingua Portuguesa. AMO-TE mais que bolo-rei.
Vê lá tu a loucura de amor que sinto por ti: AMO-TE mais que o Mitsubishi Pajero!"
sábado, 19 de novembro de 2011
Diálogo impertinente I
Resolvemos comprar canivetes para os sobrinhos, os que já têm algum bom senso para não sair espetando por aí. Há de todo tipo e preço, com cabos high tech ou estilo antigamente. Eu ainda em dúvida se era mesmo o presente ideal. Paramos em uma loja de candomblé, que vendia velas, fitinhas e canivetes. O vendedor tinha a aparência daqueles personagens de flime de zumbis, aquele que é procurado pela mocinha e a ensina tudo sobre vodu. Pois ele tirou da vitrine um canivete e apontando uma argola de aço na ferramenta disse:"Aqui, se precisar fazer alguém falar, dá para arrancar um dedo." Disse isso com uma expressão daquelas que não sabemos se fala seriamente ou se brinca. E eu respondi: "Não temos a intenção de arrancar o dedo de ninguém." E ele: "Nunca se sabe". Isso tudo olhos nos olhos, bem próximos, desafiantes. Enquanto meu marido continuava a explorar a navalhinha. E eu; "Acontece que com a gente, tem mais gente querendo nos fazer falar do que queremos saber da vida dos outros. Quem ia perder o dedo....". Ele sorriu com gosto, e não levamos o canivete.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Era uma vez um envelope roxo....
Meu sobrinho recebeu a primeira carta da sua vida, enviada por mim. Não há nada mais lindo no mundo que a carinha dele curtindo a tal cartinha! Minha irmã (mãe do pequeno) e eu, preparamos a curiosidade dele sobre a missiva. Todo dia eu perguntava para ele: "A carta da titia chegou?", isso quando eu ainda nem sequer a havia postado! Mas hoje*, enfim, antes dele ir para a escola, o envelope roxo chegou...Só pôde abrir depois de terminar o almoço (minha irmã é uma monstra!-ele raspou o prato!). Depois pelo telefone comentou todos os meus desenhos e disse que o coração que eu desenhei com ele dentro ficou "aberto" (viva a escola, jeito certo e errado de desenhar um coração!!!). E eu expliquei: "Não querido, é que o coração da tia tem uma portinha, só fica dentro quem quiser ficar! **". Combinaram minha irmã e ele que irão responder a carta, mas ele queria ir ao correio e me reenviar a minha! E depois foi para escola feliz da vida, com a carta guardada na merendeira....
* A carta chegou depois de 20 dias! Quem quiser saber mais veja aqui.
** Minha irmã-carrasca disse que é para eu botar gente que não presta pra fora...ai, ai....
Cadeia para minha irmã!
Minha irmã encontrou o Papai Noel no salão, clareando a barba para o Natal. Dá para acreditar? Pode haver algo mais nocauteante que essa imagem? Alguém aí queria saber da intimidade do Papai Noel? Mas está tudo esclarecido, este aí não é o "verdadeiro" Papai Noel, eu sou perita nesse assunto, por isso afirmo que este não é o legítimo. Minha irmã ficou uma fera quando eu disse isso. Daí eu perguntei, pois ainda não havia visto a foto: "Ok. Então me diga uma coisa, ele estava vestido de Papai Noel?". E ela:"Ai, você acha que o Papai Noel anda de Papai Noel o tempo todo?". E eu disse: "Claro! Você acha que o Papai Noel só tem uma roupa de Papai Noel!". Fim de papo....Quem será que ela irá encontrar da próxima vez que for arrumar as medeixas...O Batman fazendo as unhas? O Homem Aranha depilando o buço?
domingo, 30 de outubro de 2011
sábado, 29 de outubro de 2011
O correio e sua eterna incompetência....
Quatro cartas enviadas ao mesmo tempo, de Brasília, três para Lisboa e uma para Belo Horizonte. As de Lisboa, chegaram, e a de Belo Horizonte...alguém sabe do paradeiro?
domingo, 9 de outubro de 2011
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Balanço das costuras, parte I
- 1 saia manequim 34, que era para mim....
- 1 saia com bolsos que minhas mãos não entram, pensei em ser bolso só para moedas e minha mãe sugeriu ter uma cordinha com um imã para eu regatar os trocados depois...ela é fofa, né?
- Duas almofadas redondas, inacabadas, como é difícil ponto reto em curva, meu Deus!Mas estas vão ficar lindas se eu conseguir terminar, vão ter apliques: um gato e dois corações!
- Uma pimenta com cabinho de feltro, que meu marido perguntou se era para usarmos como apagador.
- Uma almofada enorme, quadrada....esta só falta o recheio!
E aprendi a desmontar umas peças da máquina e remontar. Adorei conseguir!
terça-feira, 2 de agosto de 2011
Para quem tem a alma em frangalhos
Minha máquina de costura e meus alfinetes..O ângulo não favoreceu minha queridinha, em outros posts capricho mais...Repararam como o verdinho dela combina com o novo fundo do blog?
sexta-feira, 29 de julho de 2011
segunda-feira, 25 de julho de 2011
sábado, 2 de julho de 2011
Do cantor Bruno Gouveia para o filho
PARTIDA
a morte de um filho
é uma gravidez às avessas
volta pra dentro da gente
para uma gestação eterna
aninha-se aos poucos
buscando um espaço
por isso dói o corpo
por isso, o cansaço
E como numa gestação ao contrário
a dor do parto é a da partida
de volta ao corpo pra acolhida
reviravolta na sua vida
E já começa te chutando, tirando o sono
mexendo os órgãos, lembrando o dono
que está presente, te bagunçando o pensamento
te vazando de lágrimas e disparando o coração,
A morte de um filho é essa gravidez ao contrário
mas com o tempo, vai desinchando
até se transformar numa semente de amor
e que nunca mais sairá de dentro de ti.
a morte de um filho
é uma gravidez às avessas
volta pra dentro da gente
para uma gestação eterna
aninha-se aos poucos
buscando um espaço
por isso dói o corpo
por isso, o cansaço
E como numa gestação ao contrário
a dor do parto é a da partida
de volta ao corpo pra acolhida
reviravolta na sua vida
E já começa te chutando, tirando o sono
mexendo os órgãos, lembrando o dono
que está presente, te bagunçando o pensamento
te vazando de lágrimas e disparando o coração,
A morte de um filho é essa gravidez ao contrário
mas com o tempo, vai desinchando
até se transformar numa semente de amor
e que nunca mais sairá de dentro de ti.
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Procura-se
Lagartixa jovem que foi escurraçada por mim ontem um pouco antes do pé d'água desabar. Depois de seguidos sustos aqui e acolá dentro de casa, achei que era muita ousadia do pequeno réptil ir até o meu quarto, e ensinei o caminho da rua para a pequena. Como a porta da rua era mais próxima que a porta do quintal, a cutuquei na primeira direção. Em seguida o céu veio a baixo e meu coração ficou apertado, ao imaginar a branquela exposta na calçada e sem galochas e guarda-chuva! Correndo o risco de ser identificada pelos vizinhos como uma bruxa, abri a porta e fui procurar a lagartixa. E a vi assim, agarrada ao portão:a-pa-vo-ra-da! O olhar dela mudou com relação a minha pessoa, magoou-se com certeza! O que podia eu esperar, botei-a porta á fora! E foi a última vez que a vi. A chuva apertou e quando fui novamente checar o paradeiro da coisinha, ela havia sumido sem qualquer rastro! Por favor, quem tiver notícias dela, avise-me ou diga a ela que estou arrependida e a quero de volta a assustar-me dentro de casa! Diga que vou caprichar as varridas debaixo dos móveis, e que ela não vai mais sair cheia de pó agarrado ao seu corpinho como se fosse uma alegoria de carnaval. Volta, vem viver outra vez ao meu lado....
P. vem logo que estou a surtar!
Era uma vez quatro potes...
Que viviam temorosos do seu destino!
"E quando acabar o capuccino que contemos, o que será de nós?"
"Ah! O lixo, meu amigos, com certeza!"
" Mo, Deus, são mais algumas colheres e me despeço de vocês..."
Mas, como a vida quase sempre sai diferente do que conseguimos imaginar, e por vezes se apresenta mui vezes melhor do que poderíamos esperar, os potes foram surpreendidos...
Terminado o capuccino que encerravam, foram lavados e depois de uns dias "nus" (sem mãos para esconder as bundicas!), ganharam roupitas lindas, e novos conteúdos: linhaça, passas, gergelim......
domingo, 14 de novembro de 2010
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Sugestão nada imparcial de presente de Natal
Meu livro! Vendas antecipadas no link da editora: http://www.editoracrv.com.br/?f=produto_detalhes&pid=3115
E era mesmo o fim do mundo
Eu achei que fosse o fim do mundo, tão forte foi a chuva que caiu por aqui.
Mas voltei para casa e no aconchego do meu lar percebi que tudo estava bem...
Até que li na Internet que o Chalita será indicado para o Ministério da Educação!
Não sei se o mundo acabou, ou se seria melhor que tivesse acabado.
E o Mago, que Ministério vai assumir?
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Era uma vez um melão
Era uma vez um melão com crise de doçura e textura. Foi a amiga Mariana Manga que o salvo. "Cara, por que você não lê o livro de auto-ajuda que o Zé Pepino escreveu com a Ana Abacaxi? " Pois não é que a leitura o ensinou o que é marketing pessoal e o cara agora tá dando até palestra na geladeira?
domingo, 31 de outubro de 2010
O tempo e a colcha de chita que ficou pequena para a cama
A falta de tempo é o argumento mais comum para justificar ausências, prazos que precisam ser dilatados e até comprovação de "como sou ocupado"! Tenho pensado bastante nisso ultimamente, pois a demanda de trabalho, tarefas e compromissos tem sido gigantesca em minha vida, e olha que sempre foi bastante, mas agora esta descomunal! Para muitas pessoas, é isso mesmo a vida, e eu preciso me acostumar com esta realidade. Mas não sei se quero isso pra mim, este recorrente atropelo, em que os prejudicados são sempre os que eu amo e as atividades que me fazem feliz (como postar aqui, por exemplo!)! Falta-me tempo ou eu adminstro mal meu tempo? Falta-me tempo ou eu estou assumindo a forma de existir contemporânea, em que a pressa e o produto final são sempre mais importantes que os processos? Por hora, sigo tentando não me afogar, dando bradaçadas desajeitadas entre os compromissos, esquecendo um aqui e outro lá. Mas definitivamente não quero isso pra mim. É preciso cultivar a demora, a espera, os pontos de bordado, um seguido ao outro. Como é bom quando a gente espera (mesmo que a espera seja um suplício!) e pronto, chega o dia de ver a coisa pronta ou a se concretizar! Que emoção: sua história tem um capítulo finalizado, é hora de virar uma página. E digo isso assumindo que tenho problemas com ansiedade de ver a coisa pronta e acabada, por isso faço tanta bobagem na costura (quando tento costurar). Pulo etapas, não levo a sério os moldes, faço pontos grandes demais, a famosa linha de preguiçosa...A colcha de chita da imagem, foi feita por mim com a ajuda da minha mãe (mais ela do que eu), mas é um exemplo disso que estou falando. Juntar quadrados, alinhavar, tarefa menor, mas importantíssima, antes da costura vir. É o processo que conta, mais que o produto (que afinal precisará de mais fileiras de retalhos, pois a colcha ficou curta para a cama...). É isso, tempo de repensar o tempo e valorizar as tarefas que aparentemente consomem nosso tempo....Tipo vencer conteúdos, sacou?
sábado, 30 de outubro de 2010
Palavra da vez: liberdade
O que um professor poderia desejar de "maior" para seus alunos que serem livres? Sempre penso nisso quando estou a planejar minhas aulas, a escolher conteúdos e criar estratégias. Todas as escolhas relacionam-se a necessidade de ampliar o repertório da moçada para que possam eles mesmos escolher como querem ou não pôr em prática seu ofício de mestre. Ninguém pode escolher algo que nem sabe que existe, certo? Quanto menos coisas uma pessoa conhece (e isso é em qualquer área da vida) mais pobre será sua decisão, certo? Mas este post é para tentar entender por que jovens tendem a escolher modelos rotos de existir em suas vidas, mesmo quando têm a oportunidade de vivenciar ousadias? Por que esta inclinação a mesmice, ao tédio, ao que é previsível? Há um poema da Clarice Lispector que diz que "a liberdade ofende". E ofenderia porquê e a quem? A liberdade ofende a todos que não têm a coragem de serem protagonistas da sua própria história, ofenderia aqueles a quem a coragem não é uma virtude. Sobre coragem já falei aqui algumas centenas de vezes, pois é uma das qualidades que mais prezo. Mas parece que é papel de quem aceita a tarefa de formar um sujeito com potencialidade a felicidade ensinar a coragem. E como se ensina a coragem? Como devemos encorajar nossos alunos para que percorram altivos e destemidos percursos novos para educação? Como desconstruir anos e anos de confortável controle e limitação na sala de aula para algo mais criativo e fluido? No momento, preciso aprender a respeitar as escolhas dos meus alunos, e só. Mas estas questões ficarão a me perturbar com toda certeza. Missão: descobrir estratégias que a longo prazo ensinem a coragem. Alguém sabe como fazer isso? Também é assunto para educação de filhos! Se você é pai, sua atuação é mais centrada no encorajamento ou no medo?
Cena do filme que amoooooooooooooooo Um sonho de liberdade.
Assinar:
Postagens (Atom)





