sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

A história de Elza


Decidi ser bióloga aos 11 anos de idade e esse filme, A História de Elza, teve enorme peso em minha decisão. Mais tarde descobri que influenciou toda uma geração de biólogos, meus colegas de faculdade. Foram muitas "Sessões da Tarde" com chocolate quente e rios de lágrimas.Chorei hoje novamente ao ouvir a música e rever a Elza.Tô deprê, todas as minhas ausências estão maiores. A Elza foi minha leoa de estimação da infância e será por toda vida. Reconheço nela um pouco de todas as cadelas que tive e amei ao longo da vida. Vejo meu "gato malhado" também.Os mais críticos vão dizer que é um filme B recheado de clichês e preconceito. A história é linda e politicamente incorreta em muitos aspectos, é verdade. Mas quando eu tinha 8 anos não enxergava isso, só via o amor. De qualquer forma não digo isso como uma especilista em cinema, mas como alguém para quem este filme foi importante e ajudou a compor-me como a pessoa que sou. Mais tarde o exibi para os meu alunos cegos, fiquei comovida com a comoção deles. Sofreram com a separação da Elza dos humanos. Como hoje sofro a separação deles. Filme lindo, escolhi cena impagável com Elza ainda bebê com os irmãos.

Um comentário:

ana fish disse...

posso não ter me tornado uma biologa, mas esse filme tb me transformou no que sou...uma ignorante no que se diz respeito em amar bichos, não regulo esforços pra felicidade deles.
como a mãe de Elza. aprendi muito com ela.inté chorei com a cena da mamadeira...depois ri muito