Em 2005, o chef britânico Jamie Oliver produziu uma série para a televisão em que buscou modificar a merenda escolar no Reino Unido, convencendo crianças e cozinheiras a abandonarem um cardápio estilo fast food e adotarem uma alimentação mais saudável. Ele organizou um novo menu, participou do preparo e ajudou a servir ás crianças na hora do almoço. Desapontado, observou que as crianças não se interesavam pela nova comida e continuavam a ingerir os produtos alimentícios com os quais estavam habituadas. A série, exibida no Brasil pelo canal GNT e disponível no youtube, mostra as estratégias de Oliver para despertar o interesse dos estudantes. Ele trabalha com a família, com a escola, com os professores e realiza mais de uma atividade com as crianças buscando contruir com elas novos significados para o alimento. Embora a série tenha sido um sucesso levando o governo inglês a impor ás escolas mudanças nos hábitos alimentares das crianças, Oliver fracassou na escola em que trabalhou. As crianças não se interessaram pelo alimento preparado pelo chef, mesmo que fosse saudável, saboroso e com bom aspecto. Por que os estudantes não se interessaram pelo novo cardápio? O cansaço de Oliver ao final de cada atividade ao constatar a pouca adesão dos jovens remete-nos ao cansaço daqueles educadores que mesmo investindo em estratégias de ensino que buscam atrair o interesse dos educandos não obtém o resultado esperado. O alimento oferecido por Oliver e o conhecimento presente em nossas escolas não seriam por si só interessantes?
Vejam o vídeo, este moço é uma tetéia e Deus devia ter feito um para cada uma de nós!
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