domingo, 22 de fevereiro de 2009

Nunca ouvi falar!


Uma das coisas que mais aprecio nisso de ser estrangeira é a possibilidade de saber de pessoas fantásticas, que por algum motivo no Brasil não são apreciadas e que portanto são pouco ou nada conhecidas (também pode ser conhecida no Brasil e EU seja a ignorante!).
E aí, no encontro com as pessoas, papo vai papo vem, os nomes começam a surgir: diretores de cinema, cantores, poetas, escritores, filósofos....
Sinto-me igualmente feliz quando também trago algum nome novo, não precisa ser brasileiro não, alguém que esteja causando frisson do outro lado do oceano e que aqui seja um desconhecido. Imaginar que eu "nunca tenha ouvido falar" sobre alguém que aqui seja uma celebridade (não no sentido banalizado dos Big Brother´s da vida) é mesmo um grande prazer. Enquanto no Brasil o documentário "Quem somos nós" fez gente lúcida pensar e maluco surtar (sim, estou falando dessa pessoa...hahahahaha), aqui o filme não existe! Não sabem que é Amit Goswami. Como a Adélia Prado pode ser desconhecida? Com minha amiga Antonieta, a socióloga que conheci na vista ao zoológico, fui aprensetada ao filósogo Peter Singer e o diretor Kusturica do filme Gato preto, gato branco (que ainda não vi) de 1998, que ela disse ser "o melhor". Como algo que alguém (nesse caso a Antonieta) entende como "o melhor" pode não existir em nossas vidas? Eu posso até ver e não concordar com a Antonieta, mas no mínimo saber que existe, não?! Cada povo elege quem vai ser sucesso ou não em sua cultura ou somos de tal maneira manipulados que alguém filtra o que nos chega, ou um pouco de cada, ou ainda outra possibilidade que ignoro?
Vamos ao trailer do Kusturica!

Nenhum comentário: