sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

O jeitinho brasileiro

O "jeitinho brasileiro" é bastante disseminado. Algns o associam ao "levar vantagem" e outros ao "ser criativo" para resolver situações críticas. Se devemos levar em conta os aspectos positivos ou negativos do tal "jeitinho brasileiro" não sei, mas meu fim de semana de trabalho duro terá pausas de grande prazer graças a um brasileiro que conheci hoje. Fui a locadore de filmes (video-clube aqui) fazer uma ficha e levei como comprovante de residência uma correspondência em meu nome do seguro saúde. Mas a funcionária do lugar disse que não valia, precisava ser uma conta de luz, água...Fiquei desolada. Eis que o brasileiro sugere que eu compre um vídeo, até ter a documentação em mãos, e eu vou até a caixa de filmes garimpar algum título. Enquanto isso, o brasileiro "herói" telefona para os donos da loja e negocia uma autorização para mim! Se a outra moça só dia "naõ pode" e "não, não" com aquela universal indiferença por meus sentimentos, o "menino" do Rio foi lá e deu "um jeito". Jeitinho brasileiro é fazer bom uso dos neurônios verde amarelos? Obrigada, Felipe!

Um comentário:

Anônimo disse...

É a primeira vez que leio um texto com uma visão positiva sobre "jeitinho brasileiro". Adorei...
Ruth Mendes