sábado, 24 de janeiro de 2009

Dor e medo passivo

(Processo sendo inciado, "poucos amigos"...)

Dias difíceis....enxaqueca instalada. Não é uma dor de cabeça comum, não passa com um remedinho. Dois ou três dias como um "caquinho humano". A medicina tradicional (ocidental) não me ajudou. Já a homeopatia e a acupuntura resolvem. Mas aqui estou sem estes recursos. Aproveito meu sofrer para sugerir uma leitura, o livro Enxaqueca, de Oliver Sacks. Se você não é da área biológica sentirá vontade de "saltar uns trechos excessivamente médicos" no livro, salte mesmo, sem constrangimentos. O livro é fantástico não só pelo conhecimento teórico que disponibiliza (e que nem todo mundo acompanha) mas especialmente pelos inúmeros convites ao auto-conhecimento e por propor uma reflexão sobre o entendimento do papel da dor em nossas vidas. Nas palavras de Sacks, o estudo da enxaqueca, doença de complexidade digna do cérebro humano, tem ensinado muito sobre por que os seres humanos podem vir a precisar adoecer....Precisei adoecer. (Os fragmentos aqui transcritos foram retirados do site http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=24&tipo=resenha)


Enxaqueca

Sintomas

" Náusea, distúrbios de humor (passar de frenesi ao torpor), auras (sensações visuais, sonoras ou olfativas), aversão à luz e ao som, alucinações, escotomas (cegueira em determinadas áreas visuais) e dor de cabeça são algumas manifestações da enxaqueca. As auras visuais estão entre os sintomas mais famosos."

Causas

"Os gatilhos das crises são inúmeros e variam para cada paciente. As manifestações enxaquecosas podem ser causadas por predisposição genética, auto-sugestão ou mesmo eventos externos diversos como mudanças climáticas (ventos, tempestades...), barulho, odores, emoções violentas (raiva súbita, medo), exaustão, ingestão ou jejum, reação a drogas, movimentos passivos (balanço de um barco), alterações hormonais, etc."

Origem Biológic

"Ao especular sobre as origens biológicas da enxaqueca, Sacks associa a doença aos mecanismos primitivos de "medo passivo", uma reação natural ao perigo identificada por Charles Darwin. (...) Com a evolução social e fisiológica, o ser humano começou a se organizar em unidades sociais maiores e ganhou um sistema nervoso mais elaborado, com isso, as reações naturais igualmente se refinaram. Um cérebro mais sofisticado permite o desenvolvimento de reflexos mais numerosos e a aura enxaquecosa, por exemplo, estaria entre eles.

Sobre o estudo

"Outro difícil obstáculo para o conhecimento da enxaqueca é que a complexidade de seus sintomas não permite estudá-la em animais. Ao contrário de vírus ou bactérias inoculadas em cobaias, a enxaqueca envolve uma série de eventos que precisam ser narrados pelo paciente, o que torna a pesquisa em animais impossível. Segundo Sacks, não poderíamos nem mesmo identificar como "enxaqueca" qualquer anomalia semelhante detectada em animais."

Outros enxaquecosos

Lewis Carrol, Virgínia Woolf, Sigmund Freud, Elvis Presley, Joana D'Arc, Blaise Pascal, Karl Marx, Charles Darwin, Júlio César..

Um comentário:

Nós amamos cachorros! disse...

grandes companheiros de enxaqueca, mas...................... espero nunca entrar para esse grupo e espero que vc saia ddele