quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Por que os doces portugueses utilizam tantos ovos?

Se cada ovo que comi nos doces que saboreei por aqui tivesse tido a sorte de virar pinto poderia dizer que "acabei com a graça" de uns 100 galinheiros (até o momento!). Saciada a gula, meu cérebro sempre levantava a questão: afinal, por que os doces portugueses utilizam sempre tantos ovos? Especula daqui, especula de lá, o mais longe que fui foi saber que estes doces eram feitos em conventos. Pensei: as freiras portuguesas devem ser especilaistas na manutenção de aviários!
Mas, a resposta veio do Brasil! Minha amiga Ruth, achando que já havia me contado a tal história, estava a me poupar de contá-la novamente, e eu na ignorância! Mas ontem, contou-me.
As freiras usavam as claras dos ovos para engomar as roupas, logo reuniam imensa quantidade de gemas. Como gente do bem nunca "deita fora" comida, trataram de criar receitas que dessem destino para as gemas acumuladas! Assim nasceram os fios de ovos, os muitos tipos de cremes de ovos, os doces de ovos....
E eu continuo minha rotina de raposa a invadir galinheiros em docerias portuguesas!

3 comentários:

Língua Afiada disse...

Nossa, deviam feder.

Nós amamos cachorros! disse...

amei as historias hahahahahahaha

ana fish disse...

nossa muito boa história...