sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Fala, mágico, espelho meu, quem agora é mais bela que eu?


No fim de semana irei conhecer a neve na Serra da Estrela, ponto mais alto de Portugal. Ficarei na cidade de Castelo Branco. Mas sobre isso falo na volta. Hoje fui ver "neve" aqui na internet pra "entrar no clima". E achei trechos do desenho da Disney "Branca de Neve". Diverti-me revendo as cenas e resolvi colocar uma aqui. Entretanto, diferentemente da Ana Paula que ouvia o disquinho em vinil quando era menina, apaixonada pela história vista no filme e em livros, não é mais a mocinha que me parece interessante. A bruxa é infinitamente mais divertida e instigante. Na verdade eu acho que essas histórias são uma maneira terrível de adestrar a população feminina para o romance idealizado. Outra hora falo sobre isso. Agora vamos nos deliciar com as vilezas dessa adorável bruxa, cheia de atitude e coragem! É preciso ser mau nesse mundo."Para branquear meus cabelos...um grito de horro! Ahhhhhhhhhhhhhh!!"

Noite na Casa do Alentejo



Fomos enfim ao restaurante Casa do Alentejo. A Mónica havia descrito o lugar de tal maneira que fiquei bastante interessada em conheccer. Além disso, fui ao site na internet, aumentando ainda mais minha vontade de lá ir (o site saiu do ar hoje, em manutenção, mas depois incluo aqui). Comemos chouriço assado, queijo de cabra, polvo frito, pão e eu "miga com entrecosto" (um pão que é frito na gordura da costela de porco, e fica com a aparência do cuscuz baiano, mas não é amarelo, é cor de pão mesmo...gostoso). E bebemos o vinho do Alentejo, o que para mim foi um excesso e deixou meu cérebro "arearado". As fotos ficaram ruins, mas devo voltar a esse lugar, e com menos vinho e mais capricho envio fotos melhores. Na segunda foto temos a Mónica, minha professora brava, na terceira os meninos (falta um menino..ai, a, ai!) e na última o Zé (namorado da Mónica) e seu amigo João.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Breves Constatações

  • Esquecer o sabonte fora do box no Brasil é menos traumático que em Lisboa, depois de estar sem roupa e molhada.
  • Eu produzo muito lixo. Sozinha aqui não posso responsabilizar ninguém pela quantidade de sacos plásticos e emablagens que reúno por dia.
  • Quando me alimento de alguma forma de beleza (cinema, poesia, boas conversas, passeios, paisagens, acordeon....) a escrita da minha tese fica mais serelepe.
  • A Mónica é uma professora brava e quer que meu português de Portugal fique mesmo impecável! Pois...

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Acessabilidade?

Sabe aquela identificação que aparece para "portadores de deficiência" junto das letras que somos "convidados" a reproduzir em certos sites, como medida de segurança? Alguém aí já teve a curiosidade de "clicar" lá?
Eu cliquei. Para os "não deficientes" temos aquela sequência de letras tortas. Já para os portadores há uma espécie de sala cheia de gente falando ao mesmo tempo e então identificamos uma voz que supomos ser a que devemos tentar entender no emaranhado de vozes...Ela diz aqui e acolá, "Bê"...."Jota"..."Erre"...
Resumindo, não consegui reproduzir as letras nem em um modelo, nem em outro.
Jumenta.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Taras visuais: o que deixa seu olhar hipnotizado? Do que você não consegue tirar os olhos?

Jogando conversa fora com minha mãe, adentramos assim sem nenhuma cerimônia no território das taras visuais. Tara visual é aquele tipo de imagem que quando você se depara com ela fica como "estatelado", simplesmente estanca, não vai nem pra frente, nem pra trás, a imagem tem poder hipnótico, você fica ali afogando-se em ver, querendo ver e ver mais e mais. Você tem alguma imagem que lhe cause isso? Olha aí nossa listinha. Sim, a minha lsita é patética, fazer o que?!

Mãe da Ana Paula: jaca e anões. As jacas são uma tara visual recente no repertório da minha mãe, hoje ela me contou que cada gomo tem 600 calorias! Mas os anões, tudo começou quando ela foi atendida por um cardiologista que era anão. Entendam, minha mãe não é preconceituosa, é só mesmo essa coisa da diferença que causa espanto e interesse, curiosidade. E há o filme preferido dela, com uma anã no papel coadjuvante, impagável atuação, o filme é Amor a toda prova.

Ana Paula: Papai Noel, gente tocando sanfona, palhaços usando perna de pau, gente vestindo fantasia de pelúcia, turbantes, um negro quando é bem bem bem pretinho, porta de sex shop, indianos e árabes....

Pai da Ana Paula: aqueles cabelos que eu não sei o nome que são um monte de novelos embaraçados...Ele quase faz confusão, porque pára perto da pessoa com as mãos na cintura e deita olhar sem dó nem piedade...

Quantos anos tem a GG?

Faz de conta que este post vem antes do post anterior ao da rádio. Explico: ontem foi niver da minha irmã caçula e ela está uma arara que dei parabéns pra Rádio Favela e não disse nadica de anda sobre ela! Sendo mulher minha irmã é óbvio CONTRADITÓRIA e sofre a influência hormonal, da lua, das marés, da aproximação de Jupiter, do sumiço da tinta dela das prateleiras das farmácias. Eu entendi que ela não queria que NINGUÉM falasse do niver dela com ela e em NENHUM lugar. Imaginem a minha cara de espanto quando hoje cedo ela reclamou que dei parabéns pra rádio e não disse um "a" sobre ela. Como sou mulher, logo sou contraditória na mesma medida que ela, entendi. GG parabéns, a Aua te ama muito. Eu pedi de joelhos por um ano pra Papai do Céu me dar uma irmazinha! E veio a GG...E GG, a Aua não vai contar aqui no blog sua idade...

Dia do carteiro

Todos sabem da minha relação difícil com os carteiros. No momento, EU OS DETESTO. Mas, na esperança de que o mau serviço seja temporário, coloco aqui um post sobre os amarelinhos...Pois em 25 de janeiro comemora-se o dia do carteiro, no Brasil. A data relaciona-se a criação do Correio-Mor no Brasil, em 1663. Luiz Gomes da Matta Neto, Correio-Mor em Portugal assumiu o posto no Brasil, ficando responsável pela correspondência da Corte. Começou então a funcionar o correio no Brasil capacitado para receber e expedir toda correspondência do Reino. Entretanto, o serviço tal como conhecemos hoje (o bom serviço, claro) iniciou-se apenas no século XIX. Isso porque mesmo havendo o Correio-Mor, a entrega das correspondências era muito ruim e as pessoas preferiam usar os tropeiros, os bandeirantes e os escravos, que nada cobravam.
"Atualmente, para distribuir os 40 milhões de objetos diários, entre cartas e encomendas, os Correios contam com 56.719 profissionais, quase metade do seu efetivo. Juntos, eles percorrem diarimente cerca de 397 mil quilômetros — o equivalente a quase 10 voltas completas na Terra. Só em Minas Gerais, são cerca de 6 mil carteiros (mais de 5,3 mil homens e quase 700 mulheres) responsáveis pela entrega diária de 3 milhões de objetos. Tá certo que os carteiros entregam de um tudo: contas, mala direta e uma série de coisas que cabem numa caixa... Porém, são elas, as cartas, que conferem à profissão um certo romantismo (...)"
Em tempo, informações e fragmentos colhidos fresquinhos daqui ó: http://www.aletria.com.br/noticias_abre.asp?id=1123

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

No outro vai embora

Andei a escutar a Rádio Favela (http://www.radiofavelafm.cjb.net/2009/), a emissora na qual apresentei o Ciência na Favela por 7 anos! Sinto saudade de fazer rádio. Fazer rádio é mais divertido do que fazer televisão, a imagem estraga o barato do outro em imaginar. Mas a escuta deflagrou em mim uma reflexão não muito agradável. Andei deixando coisas demais pra trás. Deixei porque era hora de seguir em frente, e porque outras coisas precisavam de espaço para chegar. Como diz a música "um dia a gente chega, no outro vai embora". Acontece, que ouvindo a Rádio Favela e lembrando dos muito momentos lindos vividos lá, percebi que talvez precise mexer nos meus guardados e recuperar certas práticas daquela fecunda época. Por exemplo, o que estou eu fazendo nesta cidade, sem fazer uma gravação sonora sequer?! Como não pensei até agora em criar um banco de sons? Como não gravei um único português falando com esse delicioso sotaque? Quando estive na Bahia, e estávamos organizando o "menu" da rádio, quanta diversão foi convocar e acolher as vozes de todos que aceitaram gravar pra rádio que então nascia! Pronúncias, sotaques, histórias...
E esse ano a Rádio Favela comemora 10 anos como rádio "educativa". Como o tempo passa rápido...Parabéns "Favela"!!

sábado, 24 de janeiro de 2009

Dor e medo passivo

(Processo sendo inciado, "poucos amigos"...)

Dias difíceis....enxaqueca instalada. Não é uma dor de cabeça comum, não passa com um remedinho. Dois ou três dias como um "caquinho humano". A medicina tradicional (ocidental) não me ajudou. Já a homeopatia e a acupuntura resolvem. Mas aqui estou sem estes recursos. Aproveito meu sofrer para sugerir uma leitura, o livro Enxaqueca, de Oliver Sacks. Se você não é da área biológica sentirá vontade de "saltar uns trechos excessivamente médicos" no livro, salte mesmo, sem constrangimentos. O livro é fantástico não só pelo conhecimento teórico que disponibiliza (e que nem todo mundo acompanha) mas especialmente pelos inúmeros convites ao auto-conhecimento e por propor uma reflexão sobre o entendimento do papel da dor em nossas vidas. Nas palavras de Sacks, o estudo da enxaqueca, doença de complexidade digna do cérebro humano, tem ensinado muito sobre por que os seres humanos podem vir a precisar adoecer....Precisei adoecer. (Os fragmentos aqui transcritos foram retirados do site http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=24&tipo=resenha)


Enxaqueca

Sintomas

" Náusea, distúrbios de humor (passar de frenesi ao torpor), auras (sensações visuais, sonoras ou olfativas), aversão à luz e ao som, alucinações, escotomas (cegueira em determinadas áreas visuais) e dor de cabeça são algumas manifestações da enxaqueca. As auras visuais estão entre os sintomas mais famosos."

Causas

"Os gatilhos das crises são inúmeros e variam para cada paciente. As manifestações enxaquecosas podem ser causadas por predisposição genética, auto-sugestão ou mesmo eventos externos diversos como mudanças climáticas (ventos, tempestades...), barulho, odores, emoções violentas (raiva súbita, medo), exaustão, ingestão ou jejum, reação a drogas, movimentos passivos (balanço de um barco), alterações hormonais, etc."

Origem Biológic

"Ao especular sobre as origens biológicas da enxaqueca, Sacks associa a doença aos mecanismos primitivos de "medo passivo", uma reação natural ao perigo identificada por Charles Darwin. (...) Com a evolução social e fisiológica, o ser humano começou a se organizar em unidades sociais maiores e ganhou um sistema nervoso mais elaborado, com isso, as reações naturais igualmente se refinaram. Um cérebro mais sofisticado permite o desenvolvimento de reflexos mais numerosos e a aura enxaquecosa, por exemplo, estaria entre eles.

Sobre o estudo

"Outro difícil obstáculo para o conhecimento da enxaqueca é que a complexidade de seus sintomas não permite estudá-la em animais. Ao contrário de vírus ou bactérias inoculadas em cobaias, a enxaqueca envolve uma série de eventos que precisam ser narrados pelo paciente, o que torna a pesquisa em animais impossível. Segundo Sacks, não poderíamos nem mesmo identificar como "enxaqueca" qualquer anomalia semelhante detectada em animais."

Outros enxaquecosos

Lewis Carrol, Virgínia Woolf, Sigmund Freud, Elvis Presley, Joana D'Arc, Blaise Pascal, Karl Marx, Charles Darwin, Júlio César..

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Armazém da Paula


Quem é capaz de localizar meu copinho com vitamina C efervecente perdido no meio da bagunça?

Noite divertida: restaurante japonês e bar irlandês





Com a Mónica e amigos da Mónica. Nem os resfriadão e a enxaqueca que "invinha" atrapalharam o papo. Semana que vem tem mais!





quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Estou ou não estou "engraçada"?!


Fim das enquetes. Não funcionou, as pessoas fazem comentários, escrevem-me via email, mas...não votam! Sendo assim, a brincadeira com as palavras continua, mas só nos posts mesmo. A pergunta era, se um portugês grita para outro "dá-me uma bica", o que receberia em seguida? Receberia um café! Bica como café é uma expressão típica de Lisboa. Mas pode se pedir café, é entendido sem problema. Agora, uma nova provocação. Se você vai a uma festa, arruma-se com esmero e ao chegar um português olha pra você e diz "como vocês está engraçada!", isso significa que...a) Não adiantou se esforçar tanto, continua com cara de palhaça!; b) que você está bonita ou c) um brasileiro engraçadinho disse para este português que engraçado no Brasil é lindo e a critura testou logo em vc! Quem quer arriscar um palpite???


Em tempo, estou melhor do resfriado. Meu corpo venceu a batalha e agora é a hora de recolher cadáveres (minhas células mortas em combate, e os micro-inimigos viróticos falecidos) e retomar o fôlego. Sou saudável e minhas células têm suprimentos para muitas guerras, mas naquele gesto imbecil e anarquista de sair sem cachecol sobrecarreguei as atividades corpóreas. Explico, as células precisaram se ocupar com o aquecimento da critura que sou, e fiquei provisoriamente descoberta quanto a invasores. Hoje saí com o mais lindo lenço enrolado ao pescoço, com franjas!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Bacalhau á brasileira?

Semana passada a Mónica me ensinou a fazer o Bacalhau á Bras, contei aqui no post "Festa de Babete". Eu quero saber destas terras e desse povo na mesma medida que querem saber da minha terra e do meu povo. Logo, este blog que era a princípio um sítio (lugar) para eu compartilhar com os de casa tudo que estivesse chegando aos meus olhos e coraçao por aqui, tornou-se também um jeito dos portugueses saberem mais sobre o Brasil. Afinal, o Brasil é muito mais do que se vê nas novelas enlatadas da Rede Globo. São muitas as perguntas que me fazem e que não sei a resposta. Quando me lembro venho depois á net e pesquiso. Voltarei para casa sabendo mais sobre Portugal, e os países que irei visitar, mas também saberei mais sobre o meu país. Nesse momento o "Pastel" é visitado tanto por brasileiros, quanto por portugueses. Sinto-me honrada e ao mesmo tempo animada a falar para os dois grupos. Quem sabe depois, quando eu for embora, não surge um blog mantido por mim e por um portugês? Quem se habilita?
Por hora, achei no youtube uma receita de "bacalha á brasileira" que aqui disponibilizo. A receita foi apresentada em um porgrama chamado Terra de Minas (do estado Minas Gerais, citado no post anterior), produzido pela Rede Globo Minas (a Rede Globo não faz só novelas, e embora no Brasil os intlectuais gostem de descer a lenha na emissora, o canal tem profissionais que quando podem e querem têm produções inspiradoras!). Taí a receita, feita em "fogão de lenha". A cara ficou boa, mas a porção....especialmente depois de jantar na casa da Mónica, achei beeeem pequena! Vejam, apreciem o sotaque e a cena do "flambar" o bacalau...parece tão simples....

Delícias cantadas

Enquanto trabalho, para impedir que meu cérebro vire sal, fui dar uma espiadela no site do Canal Futura para ver se havia alguma novidade. E não é que há e é adorável! As gêmeas mineiras Célia e Celma apresentam agora as Delícias Cantadas, receitas mineiras em ritmos folclóricos, uai! Uma graça. O episódio do "frango com quiabo" é ótimo, mas escolhi o da "vaca atolada" por causa sa sanfona. Quem mais gosta?



Esclarecimento aos portugueses: o Canal Futura é de responsabilidade da Fundação Roberto Marinho, o homem que fundou a Rede Globo. É um canal com finalidade eduativa declarada. No Brasil,os mineiros são os nascidos no estado de Minas Gerais, central e sem mar, com paisagens lindas, um povo interessante e contador de história e a melhor comida do mundo.

Atchim!

Nem a zooterapia no sábado impediu. Fiquei deprê, minha resistência baixou e estou super resfriada. Piegas como sou, imaginem o drama que não faço pra mim mesma. E ontem para piorar, saí a tarde com o pescoço livre, em uma atitude contraventora e estúpida. Pobre pescocinho! Sei que a vitamina C não ajuda agora, mas suco de laranja para mim dá um alívio danado do mal estar. E quero estar boa logo, nada de perder tempo sentindo mal, credo.

Em tempo, sei que alguns acharam um tremendo aborrecimento as fotos e vídeos do zoo. Sei também que alguns acham o zoológico um lugar medonho, com aqueles bichinhos vitimados pela humanidade em cárcere. Sim, são ISSO mesmo. Mas em um outro post vou falar sobre ISSO e talvez vocês se convençam que não seja APENAS ISSO. Agora vou estudar.

Ilustração simpaticíssima de Juan Manuel Montiel, de 2007.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Coisas

Coisas que gostei de conhecer aqui
Chaleira elétrica, iogurte com amora, anona, as delícias que se pode fazer usando apenas ovos, o uso dos computadores nas salas de aula dos miúdos, pimenta piri-piri...

Coisas que tenho saudade do Brasil
Minhas cangas, andar de bicilceta, tomar chá com minha avó, receber o bom dia dos meus cachorros, macarronada de domingo, pão de queijo da rodoviária, dividir água com gás com minha mãe, do cheiro de terra molhada, dos passarinhos, da espichada básica de pescoço na acupuntura, de ver a praia todo dia, de ver filmes em casa, de costurar minhas bobagens de pano, o café do fim da tarde, os vaga-lumes, o coro noturno de grilos e pererecas, das esfirras da Tina...

Coisas que gostei de encontrar aqui e que tem no Brasi
Farofa yoki, goiabada Predileta, aspirinas (acho que estou viciada), minha tinta de cabelo (ufa!), todas minhas marcas de cremes, o boticário, a C&A...

sábado, 17 de janeiro de 2009

"Oferta" pelos dois meses de Lisboa: passeio no zoológico!

Dois meses de Lisboa!!Nunca estive tanto tempo sem ver meus pais. Procuro não pensar, para não cultivar trsiteza. Hoje passei o dia no Jardim Zoológico. Quem me conhece sabe que visita ao Jardim Zoológico é para mim terapia, zooterapia. Não acho que seja passeio de criança. Tampouco passeio de biólogos e afins. É um passeio para todos e dos melhores, que faz bem pra alma, pro coração, faz a gente pensar, refletir....E aqui tive uma IMENSA surpresa: um show com golfinhos! Eles têm a Baía dos Gofinhos, com uma baleia e leões marinhos adoráveis! Eu gostei bastante do zoo. Limpo, sinalizado, recebi um mapa na entrada, funcionários gentis e dispostos a ajudar. Os recintos são adequados, amplos, adaptados. Há um comboio (trenzinho) e teleférico. "Não alimente os animais" está em português e inglês, o que não é suficiente para impedir que alguns visitantes o façam. Eram turistas, de um país que não fala nem português, nem inglês (o que não quer dizer que os bem nascidos não tenham entendido o que ali dizia). Eram muitos os turistas. O ingresso é caro, 16 euros (lembrem-se que o cinema aqui custa perto dos 6 euros). O acesso via metrô muito fácil. Não gostei da localização das antas. Muito longe, escondidas, sem o destaque merecem! Ainda mais que havia um bebê, pintadinho....sendo "narigado" pela mãe! Lindos....Agora aquentem a enxurrada de posts desse lindo dia....

Golfinhos e piruetas!

Balet de golfinhos e baleia!

A cantoria dos golfinhos!

Com a palavra, o leão marinho! (e seu uivo muito expressivo!)

Orangotangos, ora essa!







O macho (primeira foto e última foto) o bebê e sua mãe (outras fotos). O que há mais para dizer????

Sobre os orangotangos, que eu ainda não havia visto "ao vivo" e são muito lindos, nada, mas sobre o encontro que tive por ali, tenho a declarar. Conheci uma professora, que estava a fotografar e que é socióloga do ambiente. Seu estudo de mestrado foi sobre animais em cativeiro e a discriminação que sofrem por parte do homem. Arrisco dizer que essa abordagem não é comum no Brasil, é? Uma sociologia ocupando-se em enteder a relação do homem especificamente com o ambiente? Diante da tristeza no olhar de muitos animais (que não podemos afirmar ser tristeza mesmo, mas que pelo menos nos parece...), da postura de certos visitantes que param em frente aos recintos como se estivessem em frente a uma montra (vitrine), e da vergonha que dá por vezes ser ser humano quando alguns bichos nos fitam...Perguntamo-nos: seria o homem essencialmente mau ou bom? A professora acha que o homem é mau, e precisamos ensiná-lo a ser bom. Penso que o homem é bom, mas a sociedade e a cultura o têm condicionado á maldade.Ou o homem é um cadinho de cada...

A baleia....

Um leão dançando tango?

Canguru e koala




Que vergonha de ser gente...
Peço desculpas...

Nada, nada, nada no mundo consegue ser mais engraçado que estas fotos! Que bicho mais simpático, meu Deus!











O beijo


Antes desse moço fui eu ser a beijada. Sensação magnífica! Focinho molhado, quente, bogodão e cheior de peixe! Amei essa experiência, amie! No dia dos namorados voltarei lá...

Saudades do Antônio, meu gato malhado...











Apresentação na Baía dos Golfinhos












Como a ansiedade para ver o show era garde, cheguei cedo e fiquei a esperar. Os golfinhos nadavam em um canto do tanque, isolados. Havia uma bola e eles eventualmente a tocavam. Estavam calmos, não são como humanos que ficam estrassados antes de se aparesentarem. Mas me lembrei que ali a história era outra, estavam com fome, isso sim. Quando a música começou a tocar e os tratadores começaram a se movimentar para iniciar o show, eles agitaram-se, nadando mais rapidamente (pensei, terão pensado: hora do rango?). O show com os leões é uma lástima do ponto de vista da educação. As duas moças de saias listadas travam um disputa, supostamente por território. Utilizam os idnciadores de emoção. Quem salva a coisa são os bichos, adoráveis. Eu adorei ser beijada, mas pensei na humilhação que isso é para o bicho, esse contato físico, eles com fronteiras territoriais do corpo tão marcadas. Na apresentação fazem muitas associações entre os animais e comportamento humano, como dizer que o bicho animou-se por beber rum. Existem muitas outras tramas que podiam ser contadas...Mas não sou euq ue faço os textos e todos pareceram achar razoável tudo. Já o show dos golfinho, não tinha historieta. Alívio! Os bichos são encantadores, uma espécie de cachorro do mar, não dá pra não ficar apaixonada! Tudo bacana se não pensamos no fato daqueles animais viverem uma espécie de exploração, são submetidos á fome a realizar aquelas gracinhas. A velocidade com que nadavam para receber a gratificação (peixinhos) me envergonhava por saber da fome que estariam. Nem sei se além do show, se estes animais fazem parte de algum programa de reprodução no zoo, mas acho pouco provável. Acasalamento requer recolhimento e pressupõe vontades nos bichos. E aqueles animais só podem ter uma vontade, a fome



sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Festa de Babete na casa da Mónica




Ontem fui jantar com a Mónica (primeira foto), sua amiga Joana (segunda foto), respectivos namorados e "os meninos" (primo e irmão da Mónica). A comida esteve excelente (leia exxxxelente, como se diz em Portugal!). A Mónica me ensinou a fazer "bacalhau a brás" (nas fotos...hummm) e nos ofereceu um banquete (não era um jantar, a quantidade e a diversidade de pratos caracteriza SIM o evento como BANQUETE!). Senti-me numa espécie de Festa de Babete ou no jantar do filme Chocolate. Quando surgiram os copinhos do vinho Porto, eu já não valia mais nada!
Se a comida e a bebida (ver última foto...) não fossem suficientes para justificar este post, ainda preciso dizer que a conversa esteve ÓTIMA. Nem vi o tempo passar! Quando vi era uma hora da manhã. Falamos muitos sobre a diversidade da nossa língua, e como fizemos com a comida, saboreamos as palavras. A uma certa altura eu falava meio arrastado, efeito do vinho: que vergonha! Mas depois o vinho saiu do cérebro e foi para minhas bochechas! Obrigada Mónica e amigos, pela divertida noite!
Em tempo:
1) Repararam o acento do nome da Mónica? Não foi dessa vez erro de digitação, é isso mesmo, e diz-se Móónica. Ainda não sou boa nisso.
2) Um dos assuntos da noite foi "ser um brasileiro típico". Eu acho que não sou. Como seria uma brasileiro típico? Pensar um post sobre isso....
3) Comida não é o máximo? Nós somos uma espécie bacana, a única que se reúne para comer, celebrando o encontro....

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Enquete encerrada, talho é um açougue, nova enquete no ar!

Talho é o mesmo que açougue, e o açougueiro é o "talheiro". Algns talhos aqui têm cortinas com elos de meta (vou depois tirar uma foto e coloco aqui). Parecido, mas há mais variedade de linguiças, o chouriço e a morcela. E também vendem os queijos para se comer usando colher. Booooom!

E a próxima palavra das nossas enquete luso-brasuca é: BICA.

Se alguém em portugal grita, "dá-me uma bica..." o que lhe acontece em seguida???

Conheça as opções na enquete e vote, vai, vote....

Por que os doces portugueses utilizam tantos ovos?

Se cada ovo que comi nos doces que saboreei por aqui tivesse tido a sorte de virar pinto poderia dizer que "acabei com a graça" de uns 100 galinheiros (até o momento!). Saciada a gula, meu cérebro sempre levantava a questão: afinal, por que os doces portugueses utilizam sempre tantos ovos? Especula daqui, especula de lá, o mais longe que fui foi saber que estes doces eram feitos em conventos. Pensei: as freiras portuguesas devem ser especilaistas na manutenção de aviários!
Mas, a resposta veio do Brasil! Minha amiga Ruth, achando que já havia me contado a tal história, estava a me poupar de contá-la novamente, e eu na ignorância! Mas ontem, contou-me.
As freiras usavam as claras dos ovos para engomar as roupas, logo reuniam imensa quantidade de gemas. Como gente do bem nunca "deita fora" comida, trataram de criar receitas que dessem destino para as gemas acumuladas! Assim nasceram os fios de ovos, os muitos tipos de cremes de ovos, os doces de ovos....
E eu continuo minha rotina de raposa a invadir galinheiros em docerias portuguesas!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Sem novidades, a lua cheia foi lua cheia como se fosse a última lua cheia!

Aqui sem novidades,vida normal, muito trabalho. A lua está um escândalo. A temperatura subiu um pouco e ontem usei saia. Minha máquina fotográfica continua a me aborrecer, mas eu chego lá! Consegui fazer pilates dois dias e quero que hoje inteire o terceiro dia seguido. Todo dia eu tenho uma agenda de trabalho, isso tem em ajudado a saber por onde ir e principalmente manter-me fiel á produção. Odeio gola no pescoço, nunca mais compro uma blusa assim. Meu pescoço gosta de ser livre. Sinto saudades do Antônio, meu tipinho brigão e ranzinza. Decidi qual acordeon irei comprar no próximo mês, 42 baixos, encarnado (vermelho daqui). Sou contra a reforma ortográfica. E, meu Deus, a enquete aqui tá um fiasco, pena...Ainda não busquei meu prêmio do euromilhões.

domingo, 11 de janeiro de 2009

Caberá ao nosso amor o que há de vir....


Domingão azul. Em Belo Horizonte, seria uma dia ótimo para caminhar na Lagoa da Pampulha. Em Caraguá, bici e molhar o bumbum no mar. Em Salvador, caminhada na Barra. Em São Paulo, solzinho na sala. Em Lisboa, na minha pausa para o almoço, "oiço" essa baladinha romântica (do casal por quem tanto torço por muitos finais felizes, e recomeços, que estejam juntos, basta..), observo uma chaminé indiferente a minha existência... Está frio, minhas mãos ficaram aquecidas com a sopa. O frio está valente, ontem tive dificuldade em adormecer...Meus joelhos, pés, mãos, ombros...todos se queixavam do frio, ameaçavam virar pedra...Agora mais quente, revi lista dos presentes que vou levar. Muito trabalaho ainda por fazer. Viram que ganhar no Euromilhões não subiu a minha cabeça?

sábado, 10 de janeiro de 2009

GANHEI! GANHEI! GANHEI! GANHEI 12 EUROS NO EUROMILHÕES!!!!

Tá, eu sei que o prêmio era de 57 milhões, não me importa neste momento. Também não me interessa contabilizar que com os dois euros investidos no jogo meu prêmio será de 10 euros. Neste momento, estou me sentindo muito SORTUDA, ok? Tão longe de casa, e acertar duas estrelas e um número no big prêmio EUROMILHÕES, é muito "giro" não é? Eu acho. Tudo pode acontecer nessa minha viagem, tudo e mais alguma coisa...Ui, uma calafrio de excitação passou por minha espinhela dura de frio! O que será que ainda vai me acontecer...E eu com essa aparência de "azeitona da empada" (hahahaha..é brincadeira, ninguém se sinta ofendido pelo amor de Deus!). Mas diante do fato, só posso olhar para o futuro com um misto de esperança e certeza que muita coisa boa ainda está por vir! Com 10 euros posso ir ao cinema duas vezes...Fazer uma escova (é mole?!)... Ou pagar uma entrada o Oceanário...
Rica..Rica...
Ah..Em tempo, não esperem que eu coloque aqui um post quando ganhar os 50 milhões, ok?
E eu vou ganhar...

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Fonte no campo Pequeno

O bom de morar em um lugar e não apenas passar por ele em visita, é que se pode flertar com o espaço. Continuo a ver novos lugares lindos e inéditos, e a encontrar sutilezas e belezas nos caminhos de todo dia. Essa fonte está na Praça do Campo Pequeno, que atravesso todos os dias muitas e muitas vezes, todos os dias essa belezura no caminho.

Olhos de ver....


Enquanto escrevo vejo meu pai circular sem camisa em casa (pela internet, no Brasil). Aqui em Lisboa no momento, temos 5°C. Para amanhã a previsão de máxima é 8°C e mínima 4°C. Não me chateio. Estou curtindo o frio. Não o excesso de roupas e o fato de não ver meu pé com intimidade e longamente sei lá quantos dias. Mas o frio propriamente dito, na pele, entrando com o ar pelo nariz. O frio me lembra o fato de que estou viva. É abrupto. É diferente do calor, um torpor demorado...O frio corta, não tá pra brincadeira! Gosto disso. Especilamente em uma tarde como esta, com a lua aparecendo linda e majestosa antes memso da noite cair. Tudo tão dourado! Vou sentir saudades destes dias, com toda certeza. A Praça do Campo Pequeno virou aqui em Lisboa o lugar no qual me sinto em casa. O shopping subterrâneo, o super com seus funcionários sorridentes....E quando saímos, cá fora este espetáculo gratuíto, para quem tem olhos de ver...
Repararam que a máquina continua a me dar um baile, agora estas fotos gigantes, que preciso ver como redimensionar.

Coleção de inverno




Estão lembrados dessas belezinhas aí? As árvores das folhas douradas que me encantaram abissalmente assim que cheguie á Lisboa? Pois aí estão trajando a coleção de inverno... Tão lindas, continuam lindas em sua nudez...Especialamente na tarde que fez hoje. Muit0 frio, mas um ar limpo,uma tarde luminosa, uma sensação de vida em todos os cantos...Muito bom...

Sobre as árvores que perdem as folhas: Nos climas temperados e boreais, as folhas de muitas espécies podem mudar de coloração com as estações do ano e soltar-se (morrer) - folhas caducas - na época em que existe menos luz e em que a temperatura é baixaAlguns exemplos desse tipo de árvores, além dos plátanos, são o álamo, o castanheiro e o carvalho.

Tortura ou namoro?

Novamente 2°C (Repararam que encontrei o sinal de garu?). Difícil foi deitar ontem. O dia está azul, lindo, lindo. Eu vou trabalhar no texto da tese. Já escrevi aqui ou no viveiro (www.viveirodeideias.blogspot.com) sobre o relacionamento do pesquisador com seus dados. Há aqueles que torturem os dados, até que eles digam o que o pesquisador quer que seja dito. E prefiro namorar os dados. É um diálogo repleto de confidências. É preciso estar atento...Muitos pesquisadores referem-se a esta fase como a pior, a mais difícil. É mesmo difícil, muita angústia, muito esforço, muita concentração. Mas é exatamente o momento de externalização das idéias, de materialização. A previsão para amanhã é de chuva...Acho que vou dar uma saída e aprovietar o tempo bom....

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Enquete encerrada. Nova enquete iniciada: Você sabe o que é talho?

Durex aqui é marca de preservativo. Fim de enquete. Há outra a acontecer. Sabe o que é "talho" em Portugal??? Quem souber ou quiser arriscar um palpite, vote!

2° C

Nada a declarar.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Tavira, Algarve








Ontem fui á região do Algarve, no distrito de Faro, cerca de 250 Km de Lisboa. Conheci duas cidades, Tavira (7 mil habitantes, slow city) e Faro (cidade mairo, na qual pegamos um congestionamento). As fotos são de Tavira, cidade que adorei, linda, tranquila, simpática e slow city (http://www.slowmovement.com/slow_cities.php) O movimento slow é muito bacana. Conheci dois doces típicos da região do Algarve: um pastel de feijão (o feijão é o recheio com ovos e amêndoas) e o D.Rodrigo (fios de ovos e doce de ovo em uma calda de açúcar empacotados com papel laminado colorido....delícia das delícias!). Sempre muitos ovos e sempre doces produzidos em conventos, doces convencionais. Adivinhem qual o insturmento típico do Algave? O acordeon! Aqui quando temos antepassados de uma determianda região diz-se "tem uma costela" por lá. Levantou-se a hipóteses que os sobreomes (aqui, apelidos) da minha família que seriam muiot provavelmente portugueses, se de fato são, são do Algarve...Daí minha paixão pelo acordeon!





sábado, 3 de janeiro de 2009

Fotos de um sábado em Lisboa: trabalho, trabalho...





Enquanto procuro as "vozes" no meu trabalho de tese minhas vozes tumultuam-se dentro de mim! Tantas que sou...E ainda a descobrir outras mais, nas tardes doiradas de Lisboa...